19 de Abril de 2017 / 16:00 h

OBRA

Botelho participa de inauguração do Fórum de Arenápolis e fala sobre parcerias com Judiciário

O presidente ainda falou sobre o trabalho que tem feito para fazer economia e garantir a devolução de recursos para o governo

Por ALLINE MARQUES E TATI MEDEIROS / Assessoria da Presidência

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho (PSB), participou da inauguração do Fórum de Arenápolis (258 km de Cuiabá), nessa terça-feira (18), e ressaltou a importância da obra para a população da região que poderá ter acesso à justiça de maneira mais digna em um amplo espaço, em um prédio moderno, funcional e prático.

“A justiça tem que ser boa para todos, inclusive para quem mora no interior e o Tribunal de Justiça tem feito isso, tem levado condições melhores para todos. A justiça está de parabéns. É o dinheiro público sendo bem utilizado”, afirmou.

Durante a cerimônia, o deputado aproveitou para falar das novas parcerias feitas pela Assembleia junto ao Ministério Público que busca dar mais transparência nas licitações, além de também colocar o Legislativo como aliado do Poder Judiciário. O presidente ainda falou sobre o trabalho que tem feito para fazer economia e garantir a devolução de recursos para o governo, que resultarão em investimentos nas áreas de saúde, infraestrutura e cultura.

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos, pontuou que, naturalmente, o Poder Judiciário precisa abrigar seus servidores e a população dentro de um espaço compatível com suas necessidades. “Temos que ter um acolhimento digno de qualquer ser humano”.

Para o juiz diretor do Foro da Comarca de Arenápolis, Luis Felipe Lara de Souza, a obra é um marco para o município. “Este é um dia único, estamos muito gratos de poder oferecer aos jurisdicionados, servidores e poderes constituídos uma edificação moderna e que atenda aos anseios da comunidade”.

Com um investimento de R$ 6 milhões, as novas instalações contam 2,5 mil m² de área construída, com estrutura para abrigar duas varas. Durante discurso, presidente do TJ anunciou que instalará a Vara Criminal até o fim do biênio. Ele informou ainda que nomeará dois técnicos judiciários e mais dois analistas judiciários até o próximo mês para reforçar o quadro de servidores do fórum. Tramitam atualmente na comarca 9.100 processos.

O prefeito de Arenápolis, José Mauro Figueiredo, contou que o prédio antigo estava em condições precárias para atender a demanda do Judiciário na região e agradeceu ao TJ pela obra que hoje é uma das maiores edificações do município. O prédio atual é mais que o dobro em tamanho comparado à edificação anterior. A área total é de 7.392 mil metros quadrados. A Comarca de Arenápolis abrange os municípios de Santo Afonso e Nova Marilândia.

“Isto eleva nossa autoestima, nossa comarca ganhou um presente, um prédio moderno para que possa desempenhar o bom trabalho da Justiça”, comemorou.

Também prestigiaram a inauguração, o juiz auxiliar da presidência do TJMT, Túlio Duailibi, o presidente da Associação Mato-grossense de Magistrados, José Arimateia Neves Costa, a juíza diretora do Foro da Comarca de Nortelândia, Marina Carlos França.

Veja a galeria completa no Flickr

 

Fotos: Maurício Barbant / ALMT