10 de junho de 2017 / 10:48 h

ASSEMBLEIA ITINERANTE

Lideranças formalizam reivindicações durante Assembleia Itinerante

Evento foi realizado na Câmara Municipal de Barra do Bugres. Saúde e Infraestrutura lideram ranking de pedidos. Deputados reafirmaram o compromisso na busca de solução

Por ITIMARA FIGUEIREDO/Assessoria da Presidência

Durante a audiência pública realizada no Plenário da Câmara Municipal de Barra do Bugres, evento da Assembleia Itinerante, realizada nesta sexta-feira (09.06), os vereadores e prefeito aproveitaram para reivindicar melhorias à cidade. A área de Saúde lidera o ranking da lista de prioridades dos municípios, seguida de Infraestrutura, com diversos pedidos de asfalto. Além de Barra do Bugres, o evento também contemplou a população de Nova Olímpia, Porto Estrela, Denise e outros municípios.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (PSB) e os deputados Mauro Savi (PSB), Dr. Leonardo (PSD), Wagner Ramos (PSD), Adriano Silva (PSB) e José Domingos Fraga (PSD), destacaram o projeto da Assembleia Itinerante uma oportunidade a mais para ouvir as reivindicações das lideranças que acompanham o dia a dia de cada município.

F

Na oportunidade, o presidente Botelho explicou o trabalho que está sendo desenvolvido pela comissão especial, criada para estudar medidas para solucionar a crise que assola a Saúde Pública. Essa comissão é composta por deputados, prefeitos, vereadores e equipe técnica do governo. Disse que uma das ações em análise propõe a destinação do Fundo Estadual de Transporte e Habitação – Fethab do óleo diesel.

Também informou a parceria com a Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM para colocar em prática a proposta que determina a compra de medicamentos em conjunto para todos os municípios. Ressaltou que essa ideia poderá resultar numa economia de até 70%. Outra questão, segundo Botelho, se refere ao empenho do governo em preparar a entrega de 30 mil títulos de terra em Mato Grosso. E ressaltou a atenção do governador Pedro Taques (PSDB) com a atuação dos parlamentares. Disse que o trabalho em conjunto ajuda no desenvolvimento do estado.

“Estamos aqui ouvindo a população, as suas necessidades para transformar em leis e indicações. A saúde é o gargalo do estado e do Brasil. Estamos trabalhando para encontrar uma solução para a saúde pública de Mato Grosso. A proposta está sendo elaborada e deverá equacionar o problema da saúde nos próximos anos”, afirmou Botelho, ao acrescentar que com os recursos do Fethab do óleo diesel o governo poderá regularizar o pagamento, dando mais segurança aos prestadores de serviços.

O deputado Dr. Leonardo destacou a ZPE de Cáceres, como alternativa para fomentar a economia da região. Já os prefeitos de Arenápolis e Porto Estrela, José Mauro de Figueiredo e Eugênio Pelachin (PSC), respectivamente, pediram ajuda para recuperação da MT-343. Figueiredo alertou que diariamente três ônibus levam acadêmicos de Arenápolis para Barra do Bugres, passando por essa via que precisa de reparos.

De acordo com o prefeito de Barra do Bugres, Raimundo Nonato (PSB), a cidade precisa de ajuda à Saúde, inclusive, aquisição de UTI Móvel. Também agradeceu a retomada da obra do fórum e a Assembleia itinerante que movimento a cidade, aquecendo a economia local. “Obrigado aos deputados e ao meu amigo Botelho pela escolha da nossa cidade para sediar esse evento. Vamos continuar o trabalho em conjunto na busca de melhorias para a nossa região. Sei que tem muitas coisas boas para chegar a Barra do Bugres porque somos sempre lembrados”, disse o prefeito, ao destacar a atuação do presidente Botelho na região.

A vereadora Simone Arantes (SD) reforçou a necessidade da aquisição de um ônibus para o transporte de moradores em tratamento. Ela explicou que muitos exames e especialidades médicas são encaminhados para a Capital. “Com o ônibus será muito melhor para levarmos esses pacientes para o tratamento em Cuiabá, pois a demanda é muito grande”, disse, ao acrescentar que a Casa de Leis está de parabéns pelo mutirão da cidadania.

“O grande número de moradores aqui confirma a falta de acesso aos serviços essenciais. Portanto, temos que trabalhar muito mais parcerias como essa para dar mais dignidade à nossa gente”, frisou a vereadora Simone.
“Pra mim esse mutirão tem nota 10! O trabalho do presidente Botelho aqui na nossa região tem sido fundamental. É preciso unir forças para intensificar ações de acolhida à população”, afirmou o vereador Ademir Antonio dos Santos, popular Mirão do Assari (PP). Morador do Distrito Assari, Mirão informou a necessidade de levar asfalto e telefonia móvel aos dois mil moradores. Ações que terão o intermédio do presidente Botelho.

Para o vereador Mathias Paulinho (PSC), o evento é muito importante. E deve ampliar a oferta dos serviços. “É uma iniciativa louvável da Assembleia Legislativa e prefeitura. Embora, ainda faltem algumas especialidades médicas, como Odontologia, vemos o quanto são necessários eventos como esse”.

 

Fotos: MAURÍCIO BARBANT/ ALMT