ESPORTE E LAZER

Com apoio de Botelho, prefeitura regulariza questão jurídica do Parque Berneck

Após embate jurídico durante anos, o termo de dação foi assinado nesta quarta-feira. A partir de agora, investimentos públicos poderão ser feitos para revitalizar o local, que é bem frequentado pelos moradores de Várzea Grande

A partir de agora a população várzea-grandense poderá ter um parque totalmente revitalizado e adequado para a prática de esporte e lazer. É que a Prefeitura Municipal de Várzea Grande assinou o termo de dação em pagamento da área do Parque Berneck. O ato foi realizado com a Madeireira Berneck, antiga proprietária da área, nesta semana, após diversos embates jurídicos. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (PSB), intermediou a questão por defender que o parque fosse, de fato, regularizado passando a pertencer ao município.
Dessa forma, a Prefeitura de Várzea Grande poderá viabilizar recursos para a revitalização e adequação desse parque que tem 28 hectares e é muito frequentado pelos moradores da região. Botelho, inclusive, já assegurou empenho à consolidação de emendas para ajudar a melhorar ainda mais o local.

“É um momento de muita alegria, pois a partir de agora o Parque Berneck realmente é do município, acabando com o impasse entre o governo e o município, pois havia jogo de empurra. Agradecemos o deputado Eduardo Botelho que intermediou a questão abrindo as portas ao movimento Salve o Parque Berneck. Agora, vamos atuar em defesa da segurança no local. Acreditamos também que o governo e Botelho possam investir emendas para a infraestrutura”, disse Willian Sidney Araújo de Moraes, presidente da Associação Cultural Ambiental Salve o Parque Berneck.
Superintendente da Presidência da AL, Amarildo Monteiro, representou o presidente Botelho e destacou os inúmeros investimentos do parlamentar à cidade. “Esse parque é o sonho da população de Várzea Grande. O presidente Botelho realizou algumas reuniões para viabilizar a regularização dessa área e, a partir de agora, com certeza, envidará esforços para consolidar os investimentos no local”, destacou.

O consultor jurídico da empresa Berneck, Cícero Alessandro Guedes, destacou que a empresa sempre permitiu que a população utilizasse da área. Mas, por questões jurídicas houve demora na transferência, mas, que agora, cabe à administração municipal tomar todas as providências cabíveis para as devidas adequações para entregar efetivamente o parque à população.
O próximo passo, segundo a prefeita Lucimar de Campos, será de realizar projetos para a revitalização total do novo parque municipal e dotá-lo de infraestrutura necessária para uso e lazer da população várzea-grandense. “Já temos o compromisso do governador Pedro Taques através do vice-governador e secretário de Meio Ambiente, Carlos Fávaro em aplicar recursos públicos em obras de infraestrutura no Parque Bernardo Berneck, além da participação dos deputados estaduais que capitaneados pelo presidente da Assembleia Legislativa, José Eduardo Botelho irão destinar recursos de emendas parlamentares para essas obras que irão garantir lazer e saúde para milhares de pessoas”, disse a prefeita.

A área está localizada na Avenida Júlio Campos, próxima ao centro da cidade e rodeada de bairros residenciais. Avaliada em aproximadamente R$ 5 milhões, ela passa a ser patrimônio municipal conforme a prefeita.

Para o secretário municipal de Assuntos Estratégicos, Jayme Veríssimo de Campos a ideia da Administração Municipal é de reforçar os investimentos no local para atender a demanda da população, inclusive também com a implantação de um posto da Guarda Municipal para oferecer segurança tanto do patrimônio público como para os usuários do referido espaço. “Várzea Grande ganha não somente em lazer com um espaço que oferecerá várias trilhas, lagos de contemplação, espaços para apresentações de shows, realização de eventos, mas também em segurança, pois além da polícia ambiental planejamos instalar uma base da Guarda Municipal”, citou Jayme Campos.

 

https://www.youtube.com/watch?v=KshsKwtOGNs