REVERENCIA

Idosos serão homenageados na Assembleia Legislativa

Evento será próximo dia 2, no Teatro Zulmira Canavarros

O Dia do Idoso será marcado com sessão especial para homenagear os trabalhadores que ajudaram no desenvolvimento de Mato Grosso. O Encontro da Melhor Idade será dia 02 de outubro, às 19 horas, no Teatro Zulmira Canavarros. Na semana passada, a equipe da Presidência esteve reunida com representantes da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Mato Grosso, União Coxipoense de Moradores – UCAM, União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros e Similares, Federação Mato-grossense de Bairros – Femab e Clube de Mães. Juntos, formatam a programação do evento especial aos idosos.

Dentre as ações, está prevista a participação da equipe QualiVida com serviços de saúde, como o de aferir a pressão arterial. Os homenageados receberão moção de aplausos do presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (PSB).

O Dia do Idoso é comemorado dia 1º de outubro, instituído pela Lei N°10.741 do Estatuto do Idoso, de 2003, que representa um grande avanço à essa população, uma vez que ainda é frequente registros de maus-tratos e abusos de todas as formas.

“Esse estatuto estabeleceu os direitos dos idosos, como a prioridade em alguns serviços e a garantia de acesso à saúde, alimentação, educação, cultura, lazer e trabalho. Por isso, vamos homenagear esses cidadãos que já contribuíram muito para o desenvolvimento do nosso estado”, destaca Botelho.

Lembra que é um momento ímpar para reconhecer toda a luta da categoria. Também debater os avanços e conquistas com a implantação do Estatuto do Idoso, que, dentre os critérios, considera crime discriminar a pessoa idosa, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte, ao direito de contratar ou por qualquer outro meio ou instrumento necessário ao exercício da cidadania, por motivo de idade.