No combate a Aids, escolas poderão instituir campanha Dezembro Vermelho

Projeto de Eduardo Botelho propõe ações preventivas contra AIDS

O Governo de Mato Grosso deverá instituir a campanha Dezembro Vermelho. Objetivo é alertar estudantes sobre os riscos de contaminação da AIDS/HIV – Síndrome de Insuficiência Imunológica Adquirida, que ataca as células responsáveis pela defesa do organismo, deixando a pessoa mais vulnerável a doenças oportunistas. Para entrar em vigor essa proposta será avaliada pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, antes da votação em Plenário.

De autoria do presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (PSB), a proposta deverá ser consolidada através das secretarias de Estado de Saúde e de Educação, com campanhas que esclareçam os adolescentes, sobre as formas de transmissão, detecção e tratamento, necessitando de ampla divulgação em toda a rede pública de ensino.

“Dezembro Vermelho nas Escolas é uma proposta que está alicerçada nos artigos 196 e 197 da Constituição Federal, que dispõe sobre os direitos do cidadão à saúde, sendo dever do Estado, garantir políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doenças. Dessa forma, cabe ao poder público dispor sobre a regulamentação, fiscalização e controle dessa campanha”, defende Botelho.

Alerta sobre a importância do projeto, que poderá ajudar, inclusive, possíveis casos entre alunos ou familiares, conduzindo para o tratamento, que deverá contar também com parcerias entre hospitais e outros segmentos da sociedade.