14 de setembro de 2017 / 12:09 h

CONHECENDO CUIABÁ

Botelho enaltece trabalho de Jacy Proença durante lançamento de livro

Por ITIMARA FIGUEIREDO – Assessoria da Presidência

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (PSB) prestigiou o lançamento do livro ‘Conhecendo Cuiabá’, da professora e ex-vice-prefeita da Capital, Jacy Proença. A cerimônia foi realizada na Galeria dos Deputados da ALMT, na noite desta quarta-feira (13.09). Botelho considera a professora um ícone do magistério, que presenteia a população com mais essa obra importante colocando Cuiabá em destaque.

Ressaltou o trabalho de Jacy em defesa da luta afro-brasileira e o apoio da Casa de Leis, na busca de melhorias e fomento cultural. “Essa obra enaltece Cuiabá e pode se tornar um exemplo para outros estados, outras capitais”, afirmou Botelho.

De maneira divertida, a professora Jacy Proença conta sobre a história de Cuiabá englobando estudos sobre povos indígenas e negros, discussões sobre gêneros e trabalho infantil no livro Conhecendo Cuiabá: Pontos e fatos históricos na ótica da população negra e indígena. Ela relata o trabalho de uma professora dando aula para diversos alunos, um de cada grupo étnico, e visitando pontos importantes da capital mato-grossense.

Também presente na cerimônia, o historiador Moisés Martins comemorou que teve o privilégio de conversar com a autora bem antes da publicação do livro. “É o que estávamos precisando para Cuiabá, principalmente para as escolas, pois é preciso ter essa divulgação nas escolas no início da vida, para a juventude. O apoio da Assembleia Legislativa é muito importante e o nosso presidente Botelho tem demonstrado o amor que sente por Cuiabá”, disse Martins, ao destacar o projeto Por Dentro da Capital, em que participou a convite de Botelho, para falar a estudantes sobre pontos históricos durante um passeio alusivo ao aniversário da Capital.

A autora destacou que o material didático vem com uma linguagem bem acessível, com formato mais lúdico que torna o conhecimento da história e cultura, prazeroso. Diz que pode ser perfeitamente entendida e trabalhada desde educação infantil até ensino superior, despertando o interesse de outras pessoas em conhecer, de forma mais aprofundada, Cuiabá.

“Estou extremamente feliz. Quero agradecer o presidente Botelho e todos os apoiadores e amigos desta obra”, finalizou.

 

 

Fotos: MAURÍCIO BARBANT