SOLIDARIEDADE

Associação recebe veículo para ajudar na coleta de alimentos para sopão

Entidade serve sopão para três mil pessoas por semana, de 12 bairros de Cuiabá

A Associação de Mulheres Solidárias Joana D´arc recebeu nesta quinta-feira (28.09), um veículo modelo Kombi, para ajudar na coleta de alimentos doados para o sopão, mutirão que alimenta aproximadamente três mil pessoas por semana, em 12 bairros de Cuiabá. A entrega foi feita pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (PSB), em regime de comodato sob o número 001/2017 SCCC/ALMT, à presidente-fundadora da instituição Pedrina Maria de Santana.

Também participaram da cerimônia os representantes e parceiros do ‘Sopão’, que oferecem o alimento às famílias carentes dos bairros: Ouro Fino, jardim Florianópolis, Novo Milênio, Pedra 90, Alto Boa Vista, Jardim Umuarama, Jardim União, Nova Canaã, Jardim Campo Verde, Sol Nascente, Novo Paraíso e Jardim Passaredo. Em parceria com a Sala da Mulher da Assembleia Legislativa, também são oferecidos cursos de pintura em tecido e tela, auto maquiagem, confecção de bijuteria, dentre outros.

“Agradecemos o trabalho, a dedicação e amor ao próximo de todos os voluntários que se empenham nesse projeto levando mais conforto às famílias. Essa ação, ainda que pequena, vai ajudar grandemente na execução desse trabalho, podendo ser ampliado cada vez mais para amenizar o sofrimento daqueles que passam necessidades. Por isso, a Sala da Mulher, que é o braço social da Assembleia, desenvolve ações voltadas à inclusão social e neste ano já arrecadou toneladas de alimentos para ajudar as instituições filantrópicas a cuidar dos menos favorecidos”, destacou Botelho.

Pedrina agradeceu o apoio da ALMT e listou as dificuldades que enfrentam para realizar o projeto. Atualmente, são 30 mulheres voluntárias. Explicou que desde às 6 horas o trabalho de coleta de frutas e verduras começa, para que até às 15 horas, o alimento esteja servido. Além do sopão, as famílias inscritas no projeto levam pra casa parte do alimento arrecadado.

“Estamos há 19 anos fazendo esse trabalho. A luta é grande, mas graças a ações como essa do deputado Botelho, vamos melhorar a coleta dos alimentos que ganhamos de uma rede de supermercado e da Feira do Porto, para conseguir levar mais conforto e dignidade às comunidades carentes de Cuiabá”, afirmou Pedrina.

Durante a cerimônia, o secretário de Finanças da ALMT, Ricardo Adriane Oliveira, ressaltou a importância do trabalho voluntário em benefício do próximo. “Esse projeto merece toda atenção porque ajuda inúmeras famílias com o sopão e, através da Sala da Mulher, oferta cursos de capacitação oportunizando aos assistidos a inserção no mercado de trabalho”, afirmou.

A coordenadora da Sala da Mulher e do Teatro Zulmira Canavarros, Daniella Paula, destacou o avanço obtido neste ano com os eventos realizados no teatro, através do ingresso social. “A sociedade participa e nos ajuda a angariar alimentos para ajudar os menos favorecidos”.