30 de setembro de 2017 / 12:25 h

ASSEMBLEIA ITINERANTE

Botelho e lideranças debatem investimentos para São José do Rio Claro

Medida vai amenizar as dificuldades que assolam a área de Saúde e de Infraestrutura

Por ITIMARA FIGUEIREDO – Assessoria de Imprensa da Presidência

A crise que afeta os setores essenciais das cidades mato-grossenses deu a tônica da reunião realizada entre lideranças e deputados, em São José do Rio Claro, cidade que acolheu a 10ª Assembleia Itinerante: Valorizando o Legislativo, nesta sexta-feira (29.09), na Câmara Municipal de São José do Rio Claro. Empreendedores da região receberam moção de aplausos pelo trabalho desenvolvido.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (PSB), reafirmou o compromisso do legislativo em contribuir com o desenvolvimento dos municípios. Representantes de Nova Maringá, Nova Mutum e Distrito Brianorte, também tiveram a oportunidade de reivindicar melhorias.

Durante o evento, que contou também com as presenças dos deputados Mauro Savi (PSB) e Dilmar Dal Bosco (DEM), Botelho ressaltou emendas para ajudar o município, uma delas à Saúde, que deverá ser destinada para a aquisição de ambulância. Com diversas ações consolidadas no município, Savi alertou sobre a importância de dialogar junto ao governo para tentar resolver a crítica situação. Ele destinou novas emendas para patrulha agrícola e pavimentação de estradas.

O prefeito Valdemiro Lachovicz (PP) listou os inúmeros problemas que os moradores da região enfrentam. Dentre eles, a necessidade de investimentos em infraestrutura, especialmente, para construção de pontes de concreto e asfalto. “Com baixa arrecadação e sem a ajuda do governo não conseguimos investir”, alertou.

O vereador do Distrito Brianorte, em Nova Maringá, Jean Vasconcelos (PSB) entregou a Botelho o pedido de apoio para asfaltar aproximadamente 70 quilômetros das MTs 249 e 488. Explicou que os produtores sofrem para o escoamento de grãos. “Nosso município não tem interligação asfáltica e isso prejudica muito o escoamento da safra produzida nos 220 mil hectares plantados na região. Por isso, recorremos ao apoio do deputado Botelho para intervir junto ao governo e efetivar essa reivindicação”, frisou Vasconcelos. As lideranças também articulam uma audiência pública para tentar destravar a federalização da rodovia 242.

Presidente da Câmara Municipal de São José do Rio Claro, Evaldo de Castro (PSDB) chamou a atenção dos demais vereadores sobre a importância da união de forças para intervir junto ao governo através do apoio da ALMT.

Investimentos para Saúde, Infraestrutura e regularização de assentamentos também foram questionados. Botelho anunciou a liberação de 90 mil títulos de terras, numa ação conjunta com o governo.

Assembleia Itinerante – Durante o dia diversos serviços foram realizados no mutirão da cidadania, com a emissão de documentos, consultas e exames médicos, além de corte de cabelos, ações ofertadas na Escola Anísio José Moreira. Já na Escola Municipal José Cezário de Castilho (antiga escola Agrícola) foram ministrados os cursos de Educação Infantil e de Saúde para 230 inscritos, superando as expectativas.

 

 

 

Fotos: MAURÍCIO BARBANT