REVERÊNCIA

Em sessão solene, Botelho defende criação de delegacia de proteção aos idosos

Evento marcou comemorações alusivas ao Dia do Idoso

Centenas de idosos foram homenageados na noite desta segunda-feira (02.10), no Teatro Zulmira Canavarros, em comemoração alusiva ao Dia do Idoso promovida pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (PSD). Na oportunidade, Botelho defendeu a criação da Delegacia de Proteção aos Idosos e destacou a importância da garantia dos direitos dessas pessoas que já fizeram e fazem muito para ajudar a escrever a história de Mato Grosso.

Outro ponto debatido foi a construção de novos centros de convivência dos idosos. Em parceria, Botelho concentra esforços para a liberação de emendas para consolidar essa ação. Para Várzea Grande a proposta já está adiantada. O bairro Pedra 90, região de grande número populacional, em Cuiabá, também deverá ter prioridade.

“Temos que reconhecer essas pessoas que já deram muito de si para o estado ser o que é hoje. Portanto, nada mais justo que a Assembleia Legislativa fazer essa homenagem, que inclusive, deverá constar no calendário do legislativo. Também é preciso continuar trabalhando em defesa dos seus direitos. Defendo a criação da delegacia especial do idoso, unidade que deverá protege-los de qualquer tipo de violência”, afirmou o presidente Botelho, ao acrescentar sobre novas oportunidades de trabalho para valorizar os idosos que querem continuar contribuindo com o desenvolvimento.

Da mesma forma, o gestor da Presidência da ALMT, José Marcio Leite de Oliveira ressaltou a importância da solenidade. “O deputado Eduardo Botelho está prestigiando pessoas que trabalharam muito pelo estado de Mato Grosso, toda forma de respeito e carinho a eles”.

Walter Arruda, presidente da Federação Mato-grossense das Associações de Moradores de Bairros, reforçou a necessidade de novos centros de convivência. Representando 15 comunidades rurais, o presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais Organizados de Leonor, Francisco Ferreira Machado, explicou as dificuldades que enfrentam. “Realizamos um trabalho difícil, mas estamos sempre prontos, mesmo diante das dificuldades que o trabalhador rural enfrenta com a falta de infraestrutura para produzir e viver melhor. O deputado tem sido um grande parceiro em defesa de melhorias para a agricultura familiar. Por isso, é um prazer estar aqui nessa noite tão especial para todos nós”, afirmou Machado.

Aos 81 anos, 11 filhos e atual presidente do clube de Mães, dona Maria Orli esbanja vitalidade. Uma das homenageadas, ela agradeceu a oportunidade. “Sinto-me feliz ao ver tantos idosos sendo homenageados pelo deputado Botelho, que tem sido um benfeitor, corajoso e conciliador que valoriza a família e toda sociedade. Quero continuar trabalhando pela nossa comunidade, nossos companheiros e ver Mato Grosso voltar a crescer!”.

HOMENAGENS – A noite foi abrilhantada com a apresentação do grupo de dança Flor Ribeirinha, campeã mundial do Folclore. Assim como todos os homenageados, dona Domingas Leonor, presidente-fundadora do grupo, também recebeu moção de congratulações em reverência ao trabalho realizado por Mato Grosso. Na moção, a ALMT manifesta o reconhecimento público às personalidades, por fazerem parte da história de Mato Grosso e por serem responsáveis pela experiência de vida e sabedoria deixadas aos jovens como aprendizado.

Dentre as personalidades, também participaram o deputado Sebastião Rezende (PSC), o secretário de Finanças da AL, Ricardo Adriane Oliveira, o representante da prefeita de Várzea Grande, Lucimar Campos, Joilson Marcos, popular Peru, o presidente da União Coxipoense das Associações de Moradores – UCAM, José Maurício Pereira, o diretor da Confederação Nacional das Associações Moradores de Bairros – CONAN, Benedito Paulo de Abreu e o delegado das Associações dos Aposentados e Pensionistas de Mato Grosso, Nelson de Oliveira Floriano, de Colíder