BAIXADA CUIABANA

Lideranças debatem melhorias para Santo Antônio de Leverger na ALMT

Regularização fundiária e melhorias na distribuição de água estão entre as reivindicações

Mais uma rodada de discussões foi realizada com as lideranças de Santo Antônio de Leverger, dessa vez no Gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (27.11). Na pauta, diversas reivindicações de melhorias paras as comunidades do município, principalmente, no que se refere à regularização fundiária e melhorias na distribuição de água. No início do mês, o presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (PSB), esteve nesse município e assegurou empenho à conquista dos documentos definitivos dos 15 assentamentos de Leverger.

Expectativa é que pelo menos 90 mil títulos sejam entregues em 2018, numa parceria com a ALMT, governo do estado e Instituto de Terras de Mato Grosso – Intermat.

Representados pela União das Associações de Santo Antônio, sob o comando do presidente Samuel Leite Moreira, entidade que congrega as 65 associações de pequenos produtores rurais da cidade, os líderes pediram também de emendas parlamentares que promovam a recuperação de estradas, asfalto, reforma de escola e academia ao ar livre. Ainda questionaram falhas nos serviços de energia elétrica.

“É importante essa interação com as pessoas que vêm da zona rural até a Assembleia Legislativa. Estamos ouvindo seus clamores e dificuldades, evidentemente que não podemos resolver tudo, mas vamos nos empenhar em fazer emendas e articular juntos aos órgãos competentes a solução almejada por todos”, declarou Botelho.

Moreira chamou a atenção sobre os avanços que serão obtidos com o documento da terra em mãos. “Abrirá uma grande oportunidade de financiamentos de linhas de crédito aos pequenos produtores. Dessa forma, poderão ter acesso a vários programas como Pronaf I, II e III. Os comerciantes poderão obter o programa Desenvolve MT. Então, é uma grande oportunidade muito desejada pelos nossos munícipes. Por isso, mais uma vez saímos satisfeitos dessa reunião, especialmente, pela atenção do presidente Botelho com a nossa comitiva”.

Acompanhando a comitiva, o vereador Rômulo Queiroz (PSDB) destacou a importância do apoio. “Agradeço ao presidente que está sempre atendendo os municípios. Leverger é carente de várias ações e é necessário termos esse respaldo para encaminhar as demandas, uma delas é que nossas comunidades vivenciam um problema crítico de água e o município sozinho não consegue resolver. Já para a regularização fundiária, o Intermat, através do deputado Botelho, tem nos dado respaldo e, não tenho dúvidas, de que em breve seremos contemplados com os títulos definitivos”, disse o vereador.

Dentre as comunidades que aguardam o título da terra estão: Córrego de Ouro, Gleba Resistência, Vale das Palmeiras, Mãe Quitéria, Serrana, Vale Abençoado, Trindade, São Miguel, Distrito Engenho Velho, Varginha, São José Boa Vista, Rebojo, Barranco Alto, Barra do Aricá, Jatobá, Praia do Poço, Vereda, Santa Rosa, Morro Grande, Barreiro Grande, Mata Mata e Vale Abençoado.