CAPACITAÇÃO

Botelho destaca 1º Seminário de Comunicação Pública de MT

Evento é uma ação da Assembleia Legislativa e acontece nesta quinta e sexta-feira

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (PSB) destacou a importância do 1º Seminário de Comunicação Pública de Mato Grosso, que começou hoje (30.11) e segue até amanhã (01.12), na sede da ALMT, numa iniciativa da Secretaria de Comunicação da Casa de Leis (Secom), que é comandada pela secretária Rosimeire Felfili.

“Nós que compomos o Poder Legislativo de Mato Grosso, entendemos a importância da comunicação pública como ferramenta de divulgação das ações dos seus agentes e de aprimoramento dos serviços públicos, além da esperada democratização social sob a perspectiva do cidadão. Que este seminário aprimore nosso trabalho para que a essência da comunicação pública não se perca”, disse o presidente, ao ressaltar que desde quando chegou ao Parlamento, em 2015, prioriza a necessidade de envolver o cidadão nas ações públicas.

O presidente defende que as pessoas precisam ter ciência sobre os trabalhos executados em várias áreas, sobre o uso dos recursos públicos; a divulgação da implementação de políticas públicas; o planejamento estratégico governamental; a transparência e a responsabilidade fiscal.

E ressalta o trabalho da Secretaria de Comunicação que, através desse seminário – um dos maiores já promovidos por um órgão público no estado, representa a junção desse anseio social e da política de democratização da atual Mesa Diretora: que com a maior acessibilidade das mídias comunicacionais será consolidada a mudança de comportamento do cidadão frente aos serviços públicos.

A secretária Rosimeire Felfili destaca a ação inédita em Mato Grosso. “Estamos felizes em poder oferecer esse seminário que foi preparado com muito carinho, pensando em contemplar todos os canais de comunicação em que a Assembleia se faz presente, para a capacitação dos nossos servidores, ampliando o conhecimento de todos os participantes”, explica a secretária.

EVENTO – O seminário conta com renomados profissionais de televisão, rádio, mídias sociais, jornais e sites comerciais e públicos. A primeira palestra foi do jornalista, professor associado da Escola de Comunicação e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP) e ex-presidente da Radiobrás, Eugênio Bucci, que falou sobre “Ética, jornalismo e a comunicação pública do Poder Legislativo”. Ele é autor do livro “Estado de Narciso, a comunicação pública a serviço da vaidade particular”, da editora Companhia das Letras.

A programação conta ainda com a apresentação das temáticas “O fotojornalismo e a importância da imagem na comunicação pública”, com a jornalista Simonetta Persichetti; “Redes Sociais no Serviço Público”, com o especialista em marketing Marcos Giovanella, e “Uso das Redes Sociais na gestão do mandato legislativo”, com o especialista em marketing Gabriel Rossi. 

Na sexta-feira (01.12), o dia é aberto com um painel com as jornalistas e servidoras da Câmara Federal, Cláudia Lemos e Cristiane Brum Bernardes. À tarde, o painel “O Rádio e a comunicação pública”, será conduzido com o jornalista da Cultura Brasil (AM) e Cultura FM de São Paulo (FM), Alexandre Pereira Tondella, e a jornalista e docente da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sônia Virgínia Moreira. O encerramento será com o jornalista Phelipe Siani, da TV Globo, sobre a nova linguagem do telejornalismo.