19 de dezembro de 2017 / 08:33 h

MÉDIO-NORTE

Botelho prestigia aniversário de Porto Estrela e anuncia emenda

Presidente entregou patrulha mecanizada e destinou emendas para ajudar na construção de tanques de peixes

Por   ITIMARA FIGUEIREDO – Assessoria de Imprensa da Presidência

Nas comemorações do aniversário dos 26 anos de Porto Estrela, cidade da região do médio-norte de Mato Grosso, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (PSB), anunciou mais uma emenda para alavancar a agricultura familiar na área da piscicultura, com a meta de construir 100 tanques de peixes, seis já estão prontos e fazem parte do projeto Criar nas Águas. A cidade também recebeu patrulha mecanizada fruto da parceria de Botelho e do federal Fábio Garcia e dois resfriadores de leite.

O anúncio foi feito no último domingo (17.12), durante visita à cidade dos parlamentares e do secretário da Agricultura Familiar, Suelme Evangelista. De acordo com prefeito Eugênio Pelachin (PSC), a parceria reascende as esperanças dos trabalhadores rurais de Porto Estrela.

“A intenção é a de ajudar o pequeno produtor. Fizemos a parceria com o deputado Botelho e o governo do estado para abertura de tanques de peixes, ação que vai agregar emprego e renda às famílias da agricultura familiar. Portanto, nossa meta é construir 100 tanques de peixe. Ainda neste mês vamos construir mais 15”, afirmou Pelachin, ao pedir apoio à liberação de outras emendas que serão destinadas para asfalto e outras necessidades do município.

Ezequiel do Carmo Ferreira, secretário da Associação de Pequenos Produtores de Porto Estrela, deu o pontapé inicial à produção de peixes. “Fiz a primeira experiência através do Senar e, agora, buscamos parcerias para investir. Não tenho dúvidas de que estamos no caminho certo com o projeto Criar nas Águas. Também já sabemos que a espécie Tabatinga é uma das mais viáveis, em termos de sabor e resistência até o abate. Vale ressaltar que se não fosse a parceria do presidente Botelho nem lançaríamos o projeto”, declarou Ferreira.

Durante almoço com a população, Botelho disse que muitas ações estão em andamento para o município. Dentre as prioridades, destacou o compromisso com o governo do estado para a conclusão do asfalto e o fomento à piscicultura. “Nos comprometemos com a construção desses tanques e hoje lançamos o projeto e entregamos a patrulha mecanizada, pois o nosso objetivo é ajudar a agricultura familiar e alavancar a produção de pescado”, destacou Botelho.

“Porto Estrela tem potencial muito grande para a piscicultura. Estou certo que pode ser uma fonte de emprego e renda”, disse o federal Fábio Garcia.

 

Fotos: MAURÍCIO BARBANT/ Presidência