EDUCAÇÃO

AL discute implantação da Universidade Federal de Rondonópolis nesta sexta-feira

Evento será em parceria com a Bancada Federal, municipal e Comitê Pró-UFR

A Assembleia Legislativa, em parceria com o Senado Federal, Câmara Municipal de Rondonópolis e Comitê Pró-UFR, realiza nesta sexta-feira (13.04), às 19 horas, no Caiçara Tênis Clube, no bairro Jardim Belo Horizonte, em Rondonópolis, audiência pública para debater a implantação e gestão da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR). De autoria dos deputados Eduardo Botelho (presidente da ALMT – DEM) e Janaína Riva (PMDB), o evento atende ao requerimento do senador da República, Wellington Fagundes (PR) e foi lido em Plenário no último dia 3.

O debate ampliado contará com a participação de representantes do Ministério da Educação – MEC, da Universidade de Brasília – UNB, da Universidade do Paraná, de professores da UFMT, dentre outros especialistas da área, além de parlamentares e autoridades federais, estaduais e municipais.

O empreendimento atende um antigo sonho da população que luta há 20 anos pela expansão do ensino superior nas regiões Sul e Sudeste, que em breve, contará com duas universidades federais, atendendo quatro microrregiões com 18 municípios com forte vocação econômica.

A criação da UFR foi aprovada pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado Federal, regida pelo Projeto de Lei nº 2/2018, do senador Wellington Fagundes.

Atualmente, Rondonópolis conta com o campus da UFMT, criado em 1976, que oferece 19 cursos de graduação e quatro de pós-graduação (mestrado). A infraestrutura compreende anfiteatro, biblioteca, e seis blocos de salas de aulas, além de prédios que abrigam as unidades acadêmicas e administrativas.

“Vamos debater com a sociedade organizada os caminhos para a consolidação de mais uma universidade federal. Uma luta antiga que começa a se tornar realidade, por isso contamos com a participação dos segmentos envolvidos”, afirmou o presidente Botelho.

Os ministros Blairo Maggi, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e Valter Casimiro Silveira, dos transportes, Portos e Aviação já confirmaram as presenças.