SAÚDE

Alto Paraguai recebe equipamentos hospitalares para reativar hospital

Beneficio foi adquirido por meio de emendas parlamentares. Diamantino também será contemplada

Atendendo antigo sonho dos moradores de Alto Paraguai, cidade do médio-norte de Mato Grosso, a Prefeitura Municipal em parceria com os deputados Eduardo Botelho (presidente da ALMT) e o federal Fábio Garcia, ambos do DEM, somam esforços para reativar o antigo hospital municipal, desativado há 20 anos. O primeiro passo foi dado com a aquisição de equipamentos hospitalares, através de emendas parlamentares, que foram entregues nesta sexta-feira (20.04), em cerimônia realizada no posto de saúde da cidade, local que será transformado na Unidade Mista de Saúde.

A iniciativa proporcionará a população serviços de internação, centro cirúrgico e partos, uma das grandes reivindicações, pois desde o fechamento do hospital não há registro de nascimento na cidade. “É muito importante pra nós porque há 33 anos moro no assentamento Capão Verde II e acompanhei a tristeza que foi o fechamento do hospital. Antes, todas as mulheres tinham o filho aqui, mas depois não puderam mais. Agora, com essa ação dos deputados sei que meus netos irão nascer aqui na nossa cidade, uma grande conquista!”, afirmou a agricultora Neide Fernandes da Silva Domigues.

O secretário municipal de Saúde, Eduardo Gomes disse que há esforços para que o projeto seja aprovado pela Vigilância Sanitária e para isso, contam também com o apoio da Associação Mato-grossense dos Municípios – AMM. “Queremos tratar nossos pacientes em nossa unidade. Enquanto muitos municípios pensam em fechar unidades de saúde, nos empenhamos para reativar nosso hospital e melhorar o atendimento em Alto Paraguai”.

Botelho também ressaltou a importância do hospital, especialmente nos atendimentos de maternidade e internação. Também anunciou outra emenda no valor de R$ 700 mil para a recuperação da pavimentação asfáltica. “Com essa nova estrutura o município começa a se preparar para ter uma maternidade. Um compromisso nosso junto com o deputado Fábio Garcia para melhorar a qualidade de vida dos moradores de Alto Paraguai. Também trabalhamos para recuperar o asfalto na região”, explicou Botelho, ao destacar que recorreram ao governo para solicitar a reformar total da rodovia.

“É fruto de um trabalho conjunto com o deputado Botelho. Destinamos uma emenda de R$ 300 mil para a compra desses equipamentos. Mais 200 mil para custear a saúde pública e uma ambulância para Alto Paraguai”, declarou Garcia, ao acrescentar que os trabalhadores da agricultura familiar também receberam um kit de patrulha mecanizada.

“É um sonho transformar o pronto atendimento em unidade mista de saúde. Essa parceria com os deputados é fundamental porque a receita de Alto Paraguai é muito pequena e vivemos de FPM e ICMS”, afirmou a prefeita Diane Alves (PSDB).

DENISE E DIAMANTINO – O deputado Botelho aproveitou a sexta-feira para constatar a situação da MT-343, rodovia que interliga os municípios da região e está bastante danificada. Contudo, conferiu que em Denise o trabalho começa a dar resultados. Conforme intermediou junto a Secretaria Estadual de Infraestrutura, a lama asfáltica já está sendo colocada na entrada da cidade. Ele explicou aos moradores que a MT- 343 será totalmente reformada. Ainda, passou no Hospital São João Batista, em Diamantino e ficou satisfeito com a reforma que está a todo vapor, numa iniciativa da população. Botelho e Garcia reafirmaram o compromisso de articular recursos para contribuir também com esse hospital.

Mais informações
Assessoria de Imprensa da Presidência
Fones: 3313-6296/ 99952-1211