11 de Maio de 2018 / 09:11 h

COMEMORAÇÃO

Sala da Mulher promove Dia das Mães para comunidades atendidas

Confraternização, no Teatro Zulmira, contou com show de Nico e Lau

Por Priscila Mendes / Secretaria de Comunicação Social

Dona Lourice (77 anos), Juliane Gabriele (16), a vizinha dela do Altos do Boa Vista (bairro de Cuiabá), Juliana Araújo (15), Sandra Amorim (41), a servidora da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, Clélia de Oliveira (59), e a senhora Venina Botelho (80) foram homenageadas na noite dessa quarta-feira (9), ao lado de mais 400 outras mulheres, pela bela característica que as assemelha: a maternidade.

A comemoração foi promovida pela Sala da Mulher no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, especialmente voltada para as mães das comunidades atendidas pela unidade, mas também de portas abertas para as mães servidoras da Assembleia.

O Dia das Mães da Sala da Mulher contou com acolhimento ao som de violino e violão dos músicos Sérgio Cabelo e Eduardo Santos (com participação voluntária), show do Nico e Lau (gentilmente cedido pelos artistas Lioniê Vitório e J. Astrevo), massagem relaxante – oferecida pela equipe Qualivida da ALMT, sorteio de brindes (doados por parceiros) e tantas outras atividades proporcionadas por quem apoia o trabalho da coordenadoria, que é o braço social da Assembleia Legislativa.

O Teatro Zulmira Canavarros foi todo ocupado pelos mais de 500 participantes, dentre os quais dezenas de crianças animadas: desde a escada – onde a Ong Auto-estima estava trançando os cabelos das convidadas e onde estavam disponíveis duas cabines de fotos instantâneas – até o piso inferior do auditório – espaço da abertura do evento e do show de humor.

Vieram homenageadas dos bairros de Cuiabá – Doutor Fábio II, Serra Dourada, Altos do Boa Vista, Paschoal Ramos, CPA III, Jardim Vitória e Campo Velho; dos bairros de Várzea Grande – Ipase e Jardim Primavera; e convidadas do município de Nossa Senhora do Livramento, regiões de onde partiram oito ônibus disponibilizados pela Sala da Mulher, a fim de contemplar comunidades atendidas o ano todo pela unidade. Ainda houve participações de moradores de outros bairros da Grande Cuiabá.

Lourice Rosália Dias tem sete filhos e veio, com as amigas, direto do Centro de Convivência para Idosos Maria Ignês França Auad, do CPA III. Tanto torceu, que foi sorteada no evento. Juliane Gabriele da Conceição é mãe pela primeira vez e trouxe a pequena Maria Sofia, de 11 meses, para a comemoração.

Juliana Araújo, quase xará de Juliane, é vizinha dela: moram na mesma rua do bairro Altos do Boa Vista. A Ju mais jovem (de 15 anos) está esperando a Valentina, que nasce ainda este ano, com grande expectativa: “Apesar de eu ser nova, [tornar-me mãe] vai ser bom para mim, porque vou aprender muita coisa, ganhar experiência”, avalia a adolescente.

Sandra dos Santos Amorim, do CPA 3, mãe de três filhos, enquanto trançavam-lhe os cabelos, já dizia o objetivo na festa: “quero ficar mais bonita”. Clélia de Oliveira veio ao evento como representante do Sindicato dos Servidores da ALMT (Sindal), mas já tinha todo o direito à programação: é mãe e avó. Aproveitou para receber um penteado diferente e não escondeu o quanto estava emocionada. “São tantas mulheres aqui, que talvez estejam pisando pela primeira vez em um teatro”.

Dona Venina Vieira Botelho foi homenageada pelo filho, o presidente da Casa de Leis Eduardo Botelho (DEM), e pela nora, a presidente de honra da Sala da Mulher, Sônia Meira Botelho. “Quero declarar meu amor à minha mãe, uma pessoa pequenina, mas com o coração do tamanho do mundo”, evidenciou o Botelho. A esposa complementou: “A ela minha gratidão, por ser uma mãe para mim e por preparar este grande homem, meu marido, pai de meus filhos”, registrou Sônia. As mamães das organizadoras do evento (a presidente de honra Sônia Botelho e a administradora da Sala da Mulher, Daniella Paula Oliveira) também estavam presentes.

“A gente colocou amor, colocou coração, colocou verdade, para que esta iniciativa chegasse a vocês [mulheres das comunidades atendidas]. Nossa imensa gratidão para todos os envolvidos, especialmente à mãe que nos inspira, Sônia Botelho, e ao presidente Eduardo Botelho. E um grande abraço a todas vocês, mãezinhas, razão de nosso trabalho, que aceitaram o convite de estar aqui conosco”, sintetizou Dani Paula.

 

Fotos: JL Siqueira