VALORIZAÇÃO

Botelho participa de ação social e faz homenagens alusivas ao Dia da Mulher

Parlamentar foi recebido por moradoras do bairro Esmeralda durante Mutirão Social em Várzea Grande. Também homenageou servidoras que prestam serviço na ALMT

Como parte das comemorações ao Dia Internacional da Mulher, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), participou do Mutirão Social, promovido pela Assembleia Social, nesta sexta-feira (06), na Igreja Católica, do Bairro Esmeralda, em Várzea Grande. Momento em que destacou a importância do papel da mulher para a construção de um mundo melhor. O parlamentar também homenageou as servidoras da ALMT, através da deputada Janaina Riva (MDB), e ofereceu café da manhã especial às servidoras terceirizadas que prestam serviço de limpeza na Casa de Leis.

Botelho, que faz aniversário no Dia Internacional da Mulher, destacou os avanços e desafios enfrentados pela valorização feminina. “Quero parabenizar todas as mulheres, pelo empoderamento, pela inserção na sociedade, pela inserção no mercado de trabalho, pela participação em nossas vidas. A luta tem que continuar pela igualdade de salários, pelo fim da violência, pela igualdade no trabalho. Vocês, grandiosas mulheres, estão de parabéns. Vamos continuar essa luta. Mulheres representam o sentimento de um futuro melhor para todos, um mundo mais justo, um mundo de coração”, afirmou, ao acrescentar que fazer aniversário no dia Internacional da Mulher é um privilégio. “Quero agradecer, em nome da minha mãe [Venina] que sempre está comigo, a todas as mulheres!”.

Dona Maria Alice Ferreira, do bairro Esmeralda, agradeceu o atendimento de saúde e o kit de maquiagem que ganhou no sorteio feito por Botelho. A Assembleia Social, projeto prioritário da atual gestão, além de levar ‘dia de beleza’, serviços de saúde e cidadania, também alerta sobre o combate à violência doméstica. Moradores de Vila Bela da Santíssima Trindade também serão contemplados com o projeto, que é coordenado por Daniella Paula Oliveira.

A luta incansável de Botelho para ajudar no dia a dia das mulheres já rende bons frutos. Algumas leis estão em vigências e visam a promoção de melhorias. É o caso da Lei 10.970/2019 que institui a implantação de cursos à mulher gestante sobre cuidados e atendimentos emergenciais a crianças de zero a seis anos da rede hospitalar; Lei 11035/2019, que dispõe sobre o oferecimento de atendimento psicológico ou psicopedagógico nas escolas públicas e privadas, ação que contribui nos cuidados com os filhos estudantes; Lei 10942/2019, que cria o programa estadual educativo e de prevenção de quedas acidentais, em especial para a terceira idade; Lei 10902/2019, que dispõe sobre a instituição do programa feira da mulher do campo.

Também é autor da Lei 10837/2019, que cria o selo de produtos de origem quilombola, provenientes de áreas já reconhecidas ou em processo de reconhecimento. Botelho é defensor ferrenho de ações para melhorar a vida do pequeno produtor, por entender a importância econômica representada na agricultura familiar. Outra lei é a 10811/2019, que institui a semana estadual de esporte para a pessoa idosa; Lei ordinária – 10810/2019, que institui o dia estadual da Equoterapia, dentre outras ações que promovem bem-estar social, especialmente, às mulheres mato-grossenses, com a Lei 10676/2018, que torna obrigatório que todos os hospitais e maternidades tenham sala adequada para a realização de parto natural ou humanizado.