VALORIZAÇÃO

Botelho destaca trabalho da Empaer pelo fomento da Agricultura Familiar

Em defesa da valorização da agricultura familiar, setor que abastece boa parte da alimentação da população, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), assegurou medidas enérgicas pela manutenção e fortalecimento da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural – Empaer, responsável pela assistência dos pequenos produtores.

Botelho, que está de licença e retomará as atividades parlamentares na próxima semana, disse que a ALMT está engajada nessa luta. E anunciou a liberação de convênio entre a ALMT e Empaer para investir R$ 300 mil em mudas de plantas que abastecerão todo o setor no estado.

Nesta semana, representantes da agricultura familiar estiveram na Presidência da Casa de Leis e levaram cestas com 64 produtos de 37 municípios para apresentar aos deputados um pouco do trabalho desses pequenos produtores.

Recepcionados pelo presidente interino, deputado João Batista (PROS), o presidente interino do Sindicato dos Trabalhadores da Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Pública de Mato Grosso – Sinterp-MT, Gilmar Brunetto reforçou a importância de apoio dos parlamentares à liberação de linhas de crédito para o setor.

“Trouxemos aqui exemplos do que a agricultura familiar produz. Para isso, queremos continuar contando com o seu apoio [Botelho] e dos deputados para que a agricultura familiar tenha orçamento digno, via SEAF [Secretaria Estadual de Agricultura Familiar], para que possamos levar tecnologia, pesquisa e atender a área social que é muito carente. Contamos com o seu apoio e intermédio junto ao governo para que tenhamos um orçamento digno para trabalharmos”, disse Brunetto.

Denise Gutierres, diretora do Sinterp, disse que os produtos servem para demonstrar que é possível produzir em Mato Grosso, basta um pouco de investimentos do estado. “São produtos in natura e processados, todos com excelente qualidade atendendo a condição de alimentos seguros, saudáveis e garantindo a sustentabilidade. Contamos com o seu apoio presidente Botelho”.

Em vídeo, Botelho destacou o convênio que resultará na distribuição de mudas aos pequenos produtores e reafirmou o compromisso de defender a Empaer mais eficiente e valorizada.

“Firmamos o convênio entre a Assembleia Legislativa e Empaer para repassar R$ 300 mil para investir na produção de mudas e atender Cuiabá, Várzea Grande, todo estado. Agora, trabalhamos para ter uma Empaer diferente, mais enxuta e que consiga realizar o mesmo feito lá atrás. Porque ela foi importante demais para Mato Grosso. Praticamente tudo que temos aqui foi a Empaer que começou. A soja quem começou trabalhando foi a Empaer. Então, não podemos esquecer disso e temos que fazê-la a voltar a ser forte como sempre foi. Atendendo o pequeno produtor, dando assistência aqueles que não têm condições de contratar agrônomos e veterinários, ela vai lá e faz todo esse trabalho. Estamos juntos defendendo a continuidade, mas também uma Empaer mais enxuta e mais produtiva”, afirmou Botelho.

Deixe um comentário