PREVENÇÃO

Botelho lança campanha Outubro Rosa na ALMT

Assembleia Social e parceiros intensificarão o trabalho de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce de câncer de mama

Chamar a atenção da população e alertar para a importância da prevenção e diagnóstico precoce de câncer de mama. Essa é a tônica da campanha de mobilização ‘Outubro Rosa’, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, através da Assembleia Social e parceiros, lançada pelo presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (DEM), nesta terça-feira (06), no saguão do Teatro Zulmira Canavarros.

“Temos que fazer uma campanha intensiva sobre a prevenção para que as mulheres se conscientizem de que é preciso fazer o acompanhamento, fazer exames, pois quando há o diagnóstico precoce é possível o tratamento e a cura”, afirmou Botelho, ao receber manifestação de apoio do deputado Carlos Avallone.

Também destacou que está satisfeito com as ações da Casa de Leis, a exemplo do QualiVida, setor de saúde que intensificou o atendimento aos funcionários e seus familiares desde o início da pandemia do coronavírus. E parabenizou a Assembleia Social que faz um trabalho de excelência para ajudar os menos favorecidos.

“Através da Assembleia Social, a Assembleia Legislativa vem atendendo pessoas carentes, portadores de deficiências, campanhas mensais de conscientização, ou seja, participa ativamente de todas as campanhas, inclusive, a de doação de sangue.  E, através do teatro, por meio do ingresso social, arrecada alimentos para pessoas em situação de vulnerabilidade. Não tem nada melhor do que poder ajudar as pessoas, levar atendimento”, reconheceu o parlamentar.

O movimento Outubro Rosa teve início em 1999, chamado de Corrida pela Cura, faz parte do calendário oficial da ALMT. Daniela Paula de Oliveira, coordenadora da Assembleia Social, destaca a relevância do assunto. “É um tema muito delicado. Mais do que nunca precisamos da colaboração de todos para ancorar. Esse ano vamos ofertar dez mamografias e mais dez micropigmentação de aréolas  mamárias para mulheres que já retiraram o seio, isso eleva a autoestima, é um acolhimento”, informou Daniela, ao acrescentar que outras ações paralelas serão realizadas, como carreatas e entrega de cartilha de orientação. Para saber mais sobre o trabalho da Assembleia Social basta ligar 65-3313-6994.

Na oportunidade, a diretora-presidente do MT Mamma, Cleuza Dias, alertou sobre a preocupação com os cuidados à saúde, que segundo ela, foram reduzidos ao longo do ano em detrimento do isolamento social para conter a proliferação da Covid-19. “Quero alertar a todos que tivemos ano atípico onde todos negligenciam a saúde e têm que procurar um médico para o exame preventivo. Às instituições estão aí para apoiar. Nada disso seria possível se não tivéssemos o apoio da Assembleia Social, que tem coração imenso às causas sociais”, concluiu.