04 de julho de 2018

CULTURA

AL apoia resgate da Festa de São Pedro em Acorizal

Município ficou um período sem o evento. Retorno valoriza a cultura local e reúne fé e devoção

Por ITIMARA FIGUEIREDO – Assessoria de Imprensa da Presidência

Em defesa da cultura local, a Assembleia Legislativa foi parceira da retomada da Festa de São Pedro, neste domingo (01.07), em Acorizal, município vizinho de Cuiabá. Com competição de canoas e missa, o evento reuniu centenas de moradores pela fé e devoção ao santo padroeiro dos pescadores, numa ação da Colônia de Pescadores Z23 de Acorizal, que trabalhou muito pelo retorno dessa comemoração que há anos não acontecia.

Aos 93 anos, dona Orgalina Campos, conhecida como Miloca não mediu esforços para prestigiar a grande festa. “Mesmo com as dificuldades de locomoção, ainda participo das festividades da minha cidade. A festa de São Pedro é muito bonita, com procissão na água que nos enche de emoção, como era antigamente quando a festa acontecia todos os anos e agora ficamos felizes vivenciando tudo novamente”, disse a moradora.

O representante da Colônia Z23, Lindemberg Gomes de Lima, reafirmou que a festa reascende as tradições locais. “Resgatamos a cultura que estava esquecida pelo município, pois, antes, tínhamos festas que mantinham a crendice do povo católico. E o pescador tem como padroeiro São Pedro, por isso, aproveitamos para resgatar a cultura que é festejada em todo o Brasil. Juntos, vamos resgatar e manter viva as tradições da região”, disse.

A Z23 tem 240 pescadores inscritos, que retiram o sustento familiar da pesca. “O papel da colônia é facilitar a esses trabalhadores o acesso ao INSS, seguro desemprego e praticar a pesca dentro das normas do governo, ou seja, interagir e ser a representante legal perante os setores públicos”, afirmou Lima, ao destacar o apoio da ALMT, prefeitura e comunidade que não mediram esforços para a realização do evento, que deverá ser inserido no calendário oficial do estado.

O prefeito de Acorizal, Clodoaldo Monteiro da Silva (PSDB) também ressaltou a importância da festa para confraternizar e fomentar a economia local. “Começamos a resgatar novamente a cultura de Brotas graças à parceria com a associação de pescadores e o apoio da Assembleia Legislativa, sem isso não conseguiríamos realizar o evento que ajuda a movimentar a nossa cidade”, concluiu.
NO RIO CUIABÁ – A competição de canoas é um dos eventos mais aguardados. Na categoria feminina o 1º lugar ficou com as irmãs Marlene e Dalva Santana. Já na masculina venceu a dupla Bento Domingos de Arruda e Edmilson Rocha, popular Chulapa. Cada dupla foi premiada com uma canoa.

Mais informações
Assessoria de Imprensa da Presidência
Fones: 3313-6296/ 99952-1211

Fotos: Maurício Barbant/Assessoria Presidência