05 de abril de 2019

300 ANOS

Alunos da rede municipal visitam pontos turísticos de Cuiabá com presidente Botelho

Passeio cultural do projeto ´Por Dentro da Capital` apresentou a história da cuiabania em comemoração aos 300 anos de Cuiabá

Por Itimara Figueiredo / ALMT

Vinte e sete alunos do 3º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Quintino Pereira de Freitas, do bairro Canjica, de Cuiabá, visitaram os principais pontos turísticos da Capital, na manhã desta sexta-feira (05), com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM) e o historiador e professor de cursinho e guia cultural de turismo, Oscar Correa do Couto Neto.

A primeira parada foi para apreciarem a beleza da Catedral Basílica Senhor Bom Jesus de Cuiabá. Na sequência, estiveram no Centro Geodésico da América do Sul, onde também foram recebidos por alguns vereadores da Câmara Municipal de Cuiabá, no prédio que abrigou a terceira sede da ALMT. Lá, o cientista-político João Edison falou sobre política e a importância da participação de todos.

Já no Mercado do Porto, os estudantes saborearam os tradicionais bolos de queijo e de arroz, com suco de caju. Oportunidade em que receberam do presidente Botelho o certificado de participação da 2ª edição do programa Por Dentro da Capital e um kit contendo exemplares das Constituições Estadual e Federal. Depois, a caravana seguiu para a Orla do Porto e finalizou na Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito.

Durante o passeio, o presidente lembrou que o Centro Geodésico era um dos pontos de encontro da cuiabania, onde crianças e jovens brincavam muito. À época, relatou o presidente, trabalhava vendendo balas nas ruas para ajudar no sustento de casa. Disse sobre a importância de os alunos conhecerem a história, o que cada ponto visitado representa para a tricentenária Cuiabá, que segundo ele, evoluiu muito.

“É uma satisfação imensa estar aqui porque participei das comemorações dos 250 anos na Praça Alencastro. Agora, são 300 anos e Cuiabá mudou muito nesses 50 anos, naquela época o centro era tudo. Hoje, está totalmente diferente, mais moderna e teremos um crescimento populacional ainda maior. O povo cuiabano é hospitaleiro, recebe a todos com muita alegria, é festeiro e trabalhador que levanta cedo. Desejo uma Cuiabá sem violência, com mais saúde, mais segurança e geração de emprego para todos. Essa é a Cuiabá que queremos. Parabéns a todos!”, afirmou o deputado.

“Gostei muito do passeio, mais ainda da feira e das igrejas”, disse a estudante Iasmin Aparecida Gomes Muniz. O mesmo sentimento do colega Pedro Otávio da Rocha, que também gostou do Mercado do Porto. “Gostei mais daqui da feira”, afirmou enquanto degustava um delicioso bolo de arroz.

Acompanhada da coordenadora Rosemary Holanda Portela, da cuidadora da escola Caroline Oliveira e da professora Luciane da Silva Oliveira, a diretora da escola Quintino Pereira de Freitas, Gláucia Aurora, destacou que a experiência foi emocionante. A escola tem 28 anos de fundação e 408 alunos, da Educação Infantil 4 e 5 e do 1º ciclo do Ensino Fundamental.

“A vivência que esse projeto nos proporcionou é maravilhosa e ficará para sempre na nossa memória. É muito importante para as crianças esse momento cultural fora da sala de aula, exercendo a cidadania”, disse a diretora, ao acrescentar que a escola faz questão de participar do Programa Por Dentro do Parlamento da ALMT.

O professor Oscar agradeceu a oportunidade e reforçou a necessidade de continuidade do projeto com maior frequência. “Tem crianças aqui viajando na história, tem crianças interessadas em imagem de Santo porque a história foi bem contada a ela. Então, temos que rever conceitos, buscar parcerias para levar aos cuiabanos a sua história cultural”.

Os secretários de Comunicação e de Finanças, Rosimeire Felfilli e Ricardo Adriane Oliveira, respectivamente, também participaram do projeto, que tem a perspectiva de ser ampliado. “O Por Dentro da Capital mostra os pontos turísticos, o costume da cuiabania, o linguajar, num momento descontraído de estudantes e deputado, numa iniciativa da Assembleia Legislativa, que quer estar cada vez mais próxima da população”, afirmou Ricardo Adriane.

O suplente de vereador por Cuiabá, Gabriel Guilherme, reconheceu a importância do conhecimento dos jovens sobre cidadania. Ele é palestrante nas Assembleias Itinerantes, onde fala sobre ‘Jovens Líderes’. “O projeto é muito importante porque despertar o interesse das crianças e jovens pelo exercício da cidadania”.

Fotos: Mauricio Barbant / ALMT