04 de julho de 2018

CIDADANIA

Alunos de Pontal do Araguaia visitam ALMT

Depois de participarem da Assembleia Itinerante na região Araguaia, estudantes conheceram a sede do parlamento mato-grossense

Por ITIMARA FIGUEIREDO – Assessoria de Imprensa da Presidência

Trinta e nove estudantes da Escola Estadual São Miguel, de Pontal do Araguaia, visitaram a Assembleia Legislativa nesta quarta-feira (04.07), através do programa Por Dentro do Parlamento, coordenado pelo professor José Ival de Souza. A iniciativa teve apoio do presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (DEM), e surgiu durante a 14ª Assembleia Itinerante realizada no município em abril deste ano, contemplando cidades da região Araguaia.

Acompanhados dos professores Suele Fernanda Destre, Adair da Mota Nunes e Jocelia Mariana, os estudantes do 8º ao 3º ano, foram recebidos também pelos representantes da Escola do Legislativo, que deram continuidade ao projeto Escola Legislativa em Movimento, ação apresentada a eles no mutirão da cidadania.

“É gratificante recebermos esses alunos que já participaram do projeto durante a itinerante. E, agora, vivenciam o parlamento na prática”, disse o coordenador da Escola do Legislativo, Thalles Roder.
Durante a visita, conheceram as dependências da Presidência, onde assistiram uma palestra sobre direitos e deveres do cidadão, proferida pela representantes do Plano Estratégico da ALMT, Raquel Juliano Jassinker. Representando o presidente Botelho, o coordenador da Assembleia Itinerante, Amarildo Monteiro, destacou a integração da Casa de Leis com o cidadão e parabenizou os alunos que aproveitaram para fazer reivindicações.

“É muito importante virem aqui para conhecer a Capital, sede da administração pública da região onde moram. Ficamos gratos pela acolhida que tivemos lá no município e pela postura dos jovens que demonstraram preocupação com a escola e fazendo suas reivindicações, nos pedindo apoio para a reforma e cobertura da quadra esportiva”, destacou Monteiro, que respondeu o questionamento da aluna Maísa Carvalho Silva, do 2º ano. “Nosso município é pequeno e acaba sendo esquecido, por isso pedimos um olhar melhor às lideranças”, acrescentou a estudante.
Conforme José Ival, somente neste ano o programa já registrou dois mil visitantes. “A escola fez o pedido durante a itinerante e a Assembleia Legislativa, através do secretário de Finanças, Ricardo Adriane Oliveira, prontamente a atendeu. E, hoje tivemos uma tarde especial com essa turma animada”, disse Ival.

Integrante do Projeto Escola em Movimento, que discorre sobre ‘Jovens Líderes como Parte da Solução’, o servidor Gabriel Guilherme Oliveira Veloso, ressaltou a importância de incentivos à participação de jovens na política. “Especialmente para os estudantes que estão na fase decisiva da vida, se preparando para o vestibular, ter noção de quem são nossos representantes e o que fazem para contribuir com as melhorias ao nosso estado. É interessante que interagem bastante também”.

Também participou o coordenador do projeto Escola em Movimento, Darcy Lovato.

Fotos: Maurício Barbant/Assessoria Presidência