SAÚDE PÚBLICA

Botelho assegura emenda para construção de clínica médica no Hospital de Câncer

R$ 830 serão suficientes para consolidar a demanda do hospital que se tornou referência em Mato Grosso. Em 2016 foram 105 mil atendimentos

O Hospital de Câncer de Mato Grosso – HCAN deverá receber uma emenda parlamentar no valor de R$ 830 mil, para a adequação da nova clínica médica, setor fundamental para o tratamento humanizado a pacientes pós-cirúrgico. O autor da emenda, presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (PSB), conheceu o Projeto Nova Clínica Médica, nesta quinta-feira (05.10), durante reunião com o presidente do HCAN, Laudemi Nogueira e com os médicos Flávio Guimarães, coordenador da UTI, e Carlos Evaristo Metello, vice-diretor Clínico.

Eles explicaram a importância do novo espaço adequado, inclusive, com leitos de isolamento e listaram o trabalho que o hospital vem desenvolvendo, mesmo diante das dificuldades financeiras. Somente em 2016 foram 105 mil atendimentos. “Estamos nos comprometendo para construir uma nova clínica aqui no Hospital de Câncer. Para isso, vamos trabalhar para viabilizar esse recurso. Vou garantir no orçamento do próximo ano, através de emenda para garantir essa obra”, disse Botelho.

Conforme o projeto, a nova ala será dotada de 24 leitos, sendo 20 normais e quatro de isolamento; posto de enfermagem, sala de visitas e de acompanhantes. O presidente Nogueira informou que o espaço já existe, porém precisa de readequação para aprimorar ainda mais os atendimentos.

No interior os atendimentos também são muitos para o tratamento preventivo. Em 2016, foram 71 municípios, atendendo 26 mil pessoas. Para 2017, a expectativa é de chegar a 31 mil atendimentos em 85 cidades. “São atendimentos feitos sem ônus para o SUS. O trabalho é 100% custeado com recursos oriundos de parcerias. São feitos exames de mama, CCO, urologia, buco-maxilo e pele”, explicou Nogueira.