AMIGOS DO RIO CUIABÁ

Botelho conclama a população a participar do ‘Amigos do Rio Cuiabá’

Ação promoverá a limpeza do rio neste sábado (24). Grupo de voluntários mobiliza a população a participar

A Assembleia Legislativa participa neste sábado (24.06) da ação em defesa do rio Cuiabá ‘Amigos do Rio Cuiabá’. De autoria do deputado Wancley Carvalho (PV), a iniciativa é uma mobilização para chamar a atenção sobre a importância da preservação e limpeza do rio. Ao conclamar a população para participar do evento, o presidente da Casa de Leis, deputado Eduardo Botelho (PSB), disse que ações como essa reforçam o compromisso dos deputados em atuar pela preservação do meio ambiente.

“É importante chamar a atenção da sociedade para a questão ambiental, com ações voltadas à Educação. A limpeza do rio Cuiabá é um grande passo para que outras propostas sejam consolidadas para salvar nossos rios”, afirmou Botelho.

Também alerta para a participação de escolas nesse projeto. Inclusive, manifestou apoio à inserção de um documentário sobre o projeto Amigos do Rio Cuiabá, no programa Educação Legislativa em Movimento, ação realizada pela ALMT nas escolas, uma forma de chamar a atenção de estudantes sobre à preservação do meio ambiente.

“Abraçamos esse projeto tão importante em defesa do meio ambiente. Por isso, chamamos a todos para fazer um grande mutirão de limpeza às margens do rio Cuiabá. Estão todos convidados!”, disse o secretário de Finanças da Assembleia Legislativa, Ricardo Adriane, ao destacar a importância dessa iniciativa que tem diversos parceiros Amigos do Rio Cuiabá.

EVENTO – De acordo com o deputado Wancley Carvalho, a ação é fruto do esforço e mobilização de pelo menos 60 parceiros, entre órgãos públicos, voluntários, movimentos sociais, empresas e ONG’s. “Além disso, os voluntários são essenciais nesse trabalho, já que será preciso colocar a mão na massa, e recolher a sujeira às margens do Rio Cuiabá”.

A concentração no próximo dia 24 ocorre a partir das 7h, na Praça Luiz Albuquerque, também conhecida como Praça do Porto, em Cuiabá. Posteriormente os voluntários serão divididos em três grupos. O primeiro fará a concentração na Praça do Porto. De ônibus, o segundo vai percorrer o Praeirinho, São Gonçalo, Carrapicho, Alameda e Passagem da Conceição. A terceira equipe, com barcos, vai se concentrar na ponte Júlio Muller, ao lado da praça do Porto. As embarcações farão a limpeza num trecho de 5km, até a região do São Gonçalo Beira Rio. Haverá ainda na praça, dinâmicas, distribuição de mudas, apresentações e intervenções culturais além blitz educativa.

Parceiros – Estão entre os parceiros a Assembleia Legislativa, Ministério Público Estadual, Juizado Volante Ambiental, prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande, por meio de suas respectivas secretarias de Meio Ambiente, Mobilidade Urbana e Serviços Urbanos, Governo de Mato Grosso, Sema-MT, Metamat, Câmaras de Vereadores de Cuiabá e Várzea Grande, Polícia Militar, Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros, 13ª Brigada do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Guarda Municipal de Várzea Grande, Defesa Civil de Cuiabá, Várzea Grande e estadual.