POLÍTICA

Botelho fala sobre gestão da Assembleia e economia de R$ 150 milhões para devolver ao Executivo

O presidente da AL participou do encontro do partido que debateu gestão de resultado junto com lideranças nacionais

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Eduardo Botelho (PSB), falou sobre os novos desafios do Parlamento durante o encontro do PSB para debater gestão de resultado, na manhã desta sexta-feira (7), e elencou as ações que tem realizado no Parlamento com o objetivo de dar mais transparência, eficiência e garantir economia. Ele anunciou a nova meta de devolver R$ 150 milhões ao Executivo para realização de investimentos em setores da saúde, infraestrutura e Cultura.

Botelho reforçou também que a política vive um novo momento e pontua que a Operação Lava Jato e o impeachment da presidente Dilma Roussef (PT) foram marcos importantes para esta nova fase. Ele pontuou ainda algumas ações que estão sendo realizadas na Assembleia desde quando era vice-presidente que prezam justamente a transparência, economia, eficiência, além de buscar aproximar o Parlamento do cidadão.

O deputado lembrou que quando chegou ao Legislativo a imagem da Assembleia era desgastada com problemas de ordem administrativa e moral, mas desde o começo foram sendo feitas adequações para garantir principalmente a economia nos gastos públicos, tendo sendo possível devolver recursos para aquisição de ambulâncias para os 141 municípios.

Agora como presidente, o parlamentar reforçou a recomendação feita internamente que garante que todos os contratos sejam inseridos no Fiplan e no Portal Transparência, além de dar mais eficiência na questão dos serviços com a garantia dos empenhos e pagamentos aos fornecedores, que devem receber até 10 dias após a conclusão do trabalho.

“Esta foi uma medida adotada pelo prefeito Mauro Mendes que fez com que os fornecedores voltassem a ter confiança e isto faz também com que o preço seja reduzido”, comentou Botelho durante seu discurso no encontro.

Outro exemplo de eficiência na gestão apresentada por Botelho foi a autonomia dada aos deputados. Ele conta que antes os parlamentares dependiam da autorização do presidente e do primeiro-secretário da Assembleia, atualmente, cada parlamentar tem independência para realizar seu trabalho.

Botelho ainda ressaltou as ações que estão sendo feitas para aproximar o Parlamento do cidadão como a Assembleia Itinerante. Em dois anos, sete cidades foram visitas e mais de 30 mil atendimentos foram realizados durante o projeto que leva para as cidades serviços oferecidos pela Defensoria Pública, Procon, além de cursos do Sesi/Senai, ingresso ao programa Bolsa Família, vacinação, odontologia, tratamentos de beleza e emissão de Carteira de Trabalho, RG (Registro Geral) e CPF (Cadastro de Pessoa Física).

O encontro ocorreu no Hotel Fazenda Mato Grosso e contou com a participação do presidente Nacional do PSB, Carlos Siqueira, governador em exercício de São Paulo, Marcio França, além do presidente regional da sigla, Fabio Garcia, o ex-prefeito de Cuiabá Mauro Mendes, o deputado federal Adilton Sachetti, os deputados estaduais, professor Adriano, Oscar Bezerra, Mauro Savi, secretário de Trabalho e Assistência Social, Max Russi, além de lideranças do partido, prefeitos e vereadores.