29 de setembro de 2017

REVERENCIA

Botelho homenageia idosos nesta segunda no Teatro Zulmira Canavarros

Chamado de Encontro da Melhor Idade, evento é alusivo ao Dia do Idoso

Por ITIMARA FIGUEIREDO – Assessoria de Imprensa da Presidência

O Encontro da Melhor Idade será nesta segunda-feira (02.10), às 19 horas, no Teatro Zulmira Canavarros, anexo da Assembleia Legislativa. Alusiva ao Dia do Idoso, essa sessão especial é uma reverência do presidente da Casa de Leis, deputado Eduardo Botelho (PSB), para homenagear os trabalhadores que ajudaram no desenvolvimento de Mato Grosso.

Além de deputados, também participam os representantes da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Mato Grosso, da União Coxipoense de Moradores – UCAM, da União Cuiabana de Associações de Moradores de Bairros e Similares, da Federação Mato-grossense de Bairros – Femab e do Clube de Mães e do CRAS da Getúlio Vargas, CCI Tijucal e dos grupos de idosos do Parque Residencial Coxipó, Novo Milênio, Itapajé e Pedra 90.

Dentre as ações, está prevista a participação da equipe QualiVida com serviços de saúde, como o de aferir a pressão arterial. Os homenageados receberão moção de aplausos do presidente Botelho.

FESTIVIDADE – O Dia do Idoso é comemorado dia 1º de outubro, instituído pela Lei N°10.741 do Estatuto do Idoso, de 2003, que representa um grande avanço à essa população, uma vez que ainda é frequente registros de maus-tratos e abusos de todas as formas.

“Esse estatuto estabeleceu os direitos dos idosos, como a prioridade em alguns serviços e a garantia de acesso à saúde, alimentação, educação, cultura, lazer e trabalho. Por isso, vamos homenagear esses cidadãos que já contribuíram muito para o desenvolvimento do nosso estado”, destaca Botelho.

Ele lembra que é um momento ímpar para reconhecer toda a luta da categoria. Também debater os avanços e conquistas com a implantação do Estatuto do Idoso, que, dentre os critérios, considera crime discriminar a pessoa idosa, impedindo ou dificultando seu acesso a operações bancárias, aos meios de transporte, ao direito de contratar ou por qualquer outro meio ou instrumento necessário ao exercício da cidadania, por motivo de idade.

Fotos: MAURÍCIO BARBANT