09 de junho de 2017

BARRA DO BUGRES

Moradores recorrem à Assembleia Itinerante por serviços essenciais

Número de atendimentos superou as expectativas. Desde as 7hs muitos já aguardavam na fila para garantir atendimento

Por ITIMARA FIGUEIREDO – Assessoria de Imprensa da Presidência

Com a presença maciça de moradores, a 9ª edição da Assembleia Itinerante, realizada nesta sexta-feira (09.06), em Barra do Bugres, promoveu mais um dia de mutirão da cidadania com diversos atendimentos. Moradores de Nova Olímpia, Denise e Porto Estrela também aproveitaram a oportunidade para consultas médicas, atendimentos do Procon, da Defensoria Pública, emissão de RG, CPF, Título de Eleitor, Bolsa Família, Cartão do SUS, lazer e dia de beleza. Aproximadamente três mil pessoas estiveram no evento.

“É a nova política da Assembleia Legislativa de trazer serviços essenciais à população, inclusive, atendendo moradores das zonas rurais. Hoje, por exemplo, acontece também o projeto Educação Legislativa em Movimento, em Araputanga, e outra sessão especial em Confresa. Diariamente estamos na Capital e no interior, num processo de aproximação cada vez maior da população, de forma transparente, legal e social”, disse o secretário de Finanças da ALMT, Ricardo Adriane, que representou, na abertura do evento, o deputado e presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (PSB).

O coordenador da Assembleia Itinerante, Amarildo Monteiro, disse que a cada edição aumenta o número de participantes. Também destacou o trabalho em conjunto das prefeituras e profissionais que atuam no mutirão da cidadania. “Levamos vários serviços até a população porque sabemos as dificuldades que muitos têm de ir à Capital para resolver questão como, por exemplo, a emissão do RG. É dessa forma que a Mesa Diretora quer estar, sempre próxima da população”, destacou Monteiro.

O prefeito de Barra do Bugres, Raimundo Nonato (PSB), agradeceu a escolha da cidade. “É muito gratificante receber essa caravana aqui em Barra do Bugres, pois Mato Grosso tem 141 municípios e fomos os escolhidos para sediar a Assembleia Itinerante, facilitando o acesso dos moradores a tantos serviços importantes”, afirmou o prefeito.

Da mesma forma, os deputados Wagner Ramos (PSD), Mauro Savi (PR) e Dr. Leonardo, reforçaram o compromisso da ALMT em promover políticas públicas para melhorar a qualidade de vida da população. “Este evento reúne tantos serviços num só local. Isso ajuda muito os moradores do interior. Queremos trabalhar cada vez mais para melhorar a qualidade de vida dos mato-grossenses”, ressaltou Wagner Ramos.

A dona de casa, Maria Jessica Gomes da Silva aproveitou para consultar a filha, de apenas quatro anos, com psicólogo. “A escola me pediu para levá-la ao psicólogo e não perdi tempo, pois quando vi a oportunidade corri prá cá. Essa chance é muito importante pra nós que dependemos dos serviços públicos de saúde”.

Mesmo com bebê de colo, Cícera Leia Correa, dona de casa, moradora do assentamento Antônio Conselheiro, distante a 75 quilômetros de Barra do Bugres, também chegou cedo. “Trouxe minha filha de seis anos para fazer RG e CPF. Moramos longe e não temos condições de fazer isso no dia a dia porque tudo depende de ônibus. Essa iniciativa é excelente e deveria acontecer com mais frequência. Onde moro, por exemplo, tem muitos moradores que já estão perto de se aposentar, mas ainda não têm documentos”, reivindicou.

O cantor Bruno José, morador de Sapezal, também entrou na fila de espera para fazer o RG. “Estava trabalhando nesta semana aqui em Barra do Bugres e ouvi o anúncio nas ruas. Então, aproveitei para fazer meu documento. É muito bom saber que temos esse tipo de serviço oferecido pela Assembleia Legislativa”.

Na área de Saúde o movimento foi intenso. Muitos aguardavam atentos o atendimento nas áreas de Cardiologia, Clínica Geral, Psicologia, Dermatologia, Nutrição, Ortopedia e Neurologia.

Fotos: MAURÍCIO BARBANT/ ALMT