SÃO JOSÉ DO RIO CLARO

População recorre à Assembleia Itinerante por serviços de saúde

Mutirão da cidadania teve número expressivo de participantes na região do Médio-Norte

Os moradores da região Médio-Norte aproveitaram o mutirão da cidadania oferecido pela 10ª Assembleia Itinerante: valorizando o Legislativo, realizada nesta sexta-feira (29.09), na Escola Anísio José Moreira, em São José do Rio Claro. Consultas e exames médicos estão entre os serviços mais procurados. A próxima ação será em Rosário Oeste, dia 20 de outubro, e vai atender também os municípios circunvizinhos da Baixada Cuiabana.

Com dois filhos, a dona de casa Aparecida de Fátima dos Santos, moradora do Jardim Casanova, de São José do Rio Claro, aproveitou para levar os filhos para consulta de rotina. “Fiquei sabendo do evento através da escolinha do meu filho Ykaro Felipe e cheguei cedo para garantir a vaga deles com pediatra. Aqui temos a chance de fazer as consultas de graça. Isso nos ajuda muito”, explicou.

“Aproximar a Assembleia Legislativa da população é um compromisso nosso desde o primeiro dia de mandato. É muito gratificante atender aos anseios dos moradores, ouvir as reivindicações para, posteriormente, propor leis que consolidem melhorias da qualidade de vida dos cidadãos mato-grossenses”, destacou o presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho (PSB), que já morou na região e conhece bem as necessidades. Também destacou a época do ciclo da borracha e, a produção de calçados e de madeira que fomentam a economia local.

Atendendo também moradores de Nova Mutum, Nova Ubiratã e do Distrito Brianorte, a ação também ofereceu tratamento de beleza e emissão de documentos. “Levamos os serviços realizados no Espaço Cidadania da Assembleia Legislativa para o interior de Mato Grosso. É um momento também de os parlamentares receberem as reivindicações da região e transformar em leis que ajudem no desenvolvimento”, destacou o secretário de Finanças da ALMT, Ricardo Adriane Oliveira, ao citar também o projeto Educação Legislativa em Movimento.

De acordo com o coordenador do evento, Amarildo Monteiro, expectativa é de três mil atendimentos. “Muitas pessoas aproveitam para regularizar documentos pessoais, fazer consultas e exames médicos. A demanda é muito grande e a intenção da Mesa Diretora da Assembleia é exatamente essa, levar cidadania e dignidade à população”.

Vereador de primeiro mandato, André Luiz Vieira Rosa (PSDB), agradeceu a escolha de São José do Rio Claro e ressaltou as necessidades na área de saúde. Ortopedia é uma das especialidades que o município não dispõe. “Essa ação é importante porque o nosso município tem deficiência para oferecer serviços médicos, inclusive, de ortopedia. Além disso, boa parte dos moradores não tem documento”, afirmou.

“Ficamos contentes com a ação, pois estamos a 330 quilômetros de Cuiabá e muitos moradores não têm condições de se deslocar até a capital para obter esses serviços”, disse o presidente da Câmara Municipal de São José do Rio Claro, Evaldo de Castro (PSDB).

O prefeito de São José, Valdemiro Lachovicz (PP), também agradeceu a oportunidade de melhorias à região. “A atenção dos deputados é muito importante para o nosso município, que é carente, principalmente, de especialidades médicas; de incentivos para a atração de empresas para a geração de emprego e renda”.

Sem emprego, a pedagoga Josinete dos Santos deixou os quatro filhos em casa e aproveitou para cuidar da beleza. “Vi a oportunidade e me inscrevi para cortar os cabelos sem gastar nada”, comemorou.