RUMO AOS 300 ANOS

Por Dentro da Capital será lançado nesta quinta em comemoração ao aniversário de Cuiabá

O projeto é de iniciativa do presidente da Casa e irá promover um “tour” por pontos turísticos e históricos da cidade com estudantes

O projeto Por Dentro da Capital – Rumo aos 300 Anos – será lançado nesta quinta-feira (6) em comemoração ao aniversário de 298 anos de Cuiabá pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso. A iniciativa é do presidente da Casa, deputado Eduardo Botelho (PSB), que irá fazer um passeio por pontos turísticos-culturais junto com os alunos da Escola Municipal Octacílio Sebastião da Cruz para falar um pouco sobre a história da cidade.

O tour pela capital irá passar pelo Centro Histórico com uma parada na Praça da República onde as crianças terão a oportunidade de saber mais sobre a história da Catedral Basílica Senhor Bom Jesus de Cuiabá, Palácio da Instrução e Museu Histórico. Depois haverá uma visita ao Centro Geodésico da América do Sul, onde atualmente funciona a Câmara de Cuiabá, seguindo ainda para a Orla do Porto e também passará pela histórica Igreja do Rosário e São Benedito.

O passeio irá terminar na Assembleia Legislativa onde as crianças irão até a Presidência da Casa para um café da manhã regional. Todo o trajeto será acompanhado também pelo historiador e professor Moisés Martins que irá contar os “causos” de Cuiabá e ainda declamar o poema Guri Cuiabano de sua autoria.

“O projeto Por Dentro da Capital tem o objetivo de aproximar o Parlamento do cidadão e, por meio das crianças, trabalhar na formação dos jovens que serão o futuro do nosso país, contar para eles um pouco mais da história da nossa cidade e valorizar nossa cultura”, comentou Botelho.

Voltado para o público infantil, o Por Dentro da Capital é uma referência ao programa Por Dentro do Parlamento que já existe há décadas na Casa que tem como objetivo receber estudantes na sede da Assembleia para conhecer mais sobre o funcionamento do Legislativo.

Além disso, outro programa voltado para o público infantil é o Parlamento Mirim em que alunos do 6º ao 9º ano de escolas públicas ou privadas se inscrevem para se eleger deputados mirins. Eles apresentam projetos de lei que passam por um processo seletivo e os 24 melhores projetos são selecionados. O principal é possibilitar estudantes a vivência do processo democrático por meio da participação em uma jornada parlamentar nesta Casa de Leis, com a diplomação, posse, sessão de escolha da mesa diretor e sessão ordinária.

O presidente da Assembleia desde o início vem defendendo uma aproximação maior do Parlamento com a população e também iniciou um debate sobre Cuiabá 300 anos para ouvir a sociedade sobre as demandas que a capital precisa.