HOMENGEM

Presidente da AL homenageia grupo de dança Flor Ribeirinha

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (PSB), homenageou com placa comemorativa o grupo de dança Flor Ribeirinha, que se sagrou campeão mundial de folclore, em evento realizado na Turquia. A homenagem foi entregue no Palácio Paiaguás, durante cerimônia de boas-vindas ao grupo que retornou a Cuiabá nesta quarta-feira (09.08).

Na oportunidade, Botelho anunciou sessão especial, em data a ser divulgada, para reverenciar os integrantes do grupo. Também destacou o empenho e dedicação para driblar as dificuldades e apresentar a cultura mato-grossense para o mundo.

“A Assembleia sempre prestigiou, tanto que em todos os eventos da Assembleia temos chamado os grupos folclóricos locais para apresentação, especialmente, o Flor Ribeirinha. E ajudamos para que fossem representar Mato Grosso na Turquia, não só com recursos, mas negociamos com o governo do estado e prefeitura para juntar os recursos dando condições de participarem do evento. E deu certo, ganharam o título mundial, divulgaram Mato Grosso para o Brasil e para o mundo”, comemorou Botelho, ao destacar a riqueza da cultura e culinária mato-grossense.

Domingas Leonor da Silva, presidente-fundadora do Flor Ribeirinha, disse que essa foi uma conquista muito grande diante dos desafios que enfrentaram para conseguir apoio à viagem. 27 países competiram o título mundial.

“Representa tudo na minha vida. Foi uma conquista muito grande, e o desafio maior ainda porque não foi fácil conseguir tudo como conseguimos, tivemos apoio do presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho, do Governo do Estado, da Prefeitura de Cuiabá e outros parceiros. Mas, valeu à pena porque trabalhamos muito para mostrar a nossa cultura. Graças a Deus fomos vitoriosos com louvor. Todos os representantes dos países vieram nos parabenizar”, destacou dona Domingas.

Jeferson Guimarães Rosa, diretor-executivo do Flor Ribeirinha, explicou que agora trabalham para superar mais dois desafios. O primeiro é criar um museu no quintal da dona Domingas, na sede Flor Ribeirinha, uma forma de apresentar a história dos 25 anos do grupo e melhorar a estrutura do local para os ensaios. O segundo é lançar o projeto ‘Mato Grosso Dançando o Brasil’, que deverá estrear até outubro deste ano. Ele engloba a dança de cinco regiões do Brasil combinando com o Siriri Cuiabano. O grupo já mantém os projetos Semente Ribeirinha e Flor da Idade.

DESAFIOS – Já tem convite para participar de uma turnê na Rússia, no mesmo período da Copa do Mundo de 2018. Serão 30 dias divulgando a bandeira de Cuiabá, de Mato Grosso e do Brasil. “Logo após o festival a gente fará incursões na Suíça e outros países da Europa. São festivais com cunho de mostra e o Flor Ribeirinha tem que preparar muito para fazer melhor ainda do que fez na Turquia”, disse Jeferson Rosa.

O grupo cuiabano formado por 35 integrantes competiu com 26 países. Já participaram de eventos em vários países como Itália e Coreia do Sul.