REVERÊNCIA

Vereador homenageia Botelho com a Comenda Rondon

Cerimônia foi alusiva às comemorações do dia do Patrono das Comunicações

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM) recebeu a “Comenda Rondon”, do vereador Dudu Moreira, em homenagem feita pela Câmara Municipal de Santo Antônio de Leverger, no dia em que se comemora o nascimento do patrono das Comunicações, Marechal Cândido Mariano da Silva Rondon, em 5 de maio. O evento foi realizado no Memorial Rondon, distrito de Mimoso, onde nasceu o Marechal.

“É uma homenagem muito importante porque o deputado Botelho realmente ajuda o nosso município, nas ações culturais e outras frentes de trabalho, pois é sensível em todas as áreas”, afirmou o vereador Moreira.

Na oportunidade, Botelho demonstrou orgulho pela homenagem recebida e destacou a trajetória do Marechal. “Rondon dizia que tinha dois ídolos, sendo um deles o General Carneiro, pelo respeito aos índios, e outro Benjamin Constant Botelho, abolicionista que lutou pela república e foi professor de Rondon, ensinando sobre Matemática e Topografia. Então, hoje receber essa homenagem é realmente uma satisfação muito grande para mim”, agradeceu o deputado, que é engenheiro elétrico e matemático.

Valdir Castro Filho, prefeito de Santo Antônio de Leverger, destacou a homenagem em reconhecimento à trajetória do mato-grossense que deixou um grande legado. “Marechal Rondon é o nome mais reconhecido no planeta com a nomeação de ruas, cidades, estado. Também já concorreu duas vezes ao Prêmio Nobel da Paz. Então, Rondon representa um dia de festa, alegria e reflexão para a nossa comunidade”, disse o prefeito.

O mimosiano e coronel da Polícia Militar do Distrito Federal, Adilson Antônio Evangelista, ressaltou que seguiu carreira inspirado no ilustre mato-grossense. “Me emociona muito saber que venho de uma terra onde nasceram homens ilustres do Brasil, pessoas mais reconhecidas no mundo”.

O legado de Rondon é destaque pela pacificação dos povos indígenas e a construção das linhas telegráficas, também pelo empenho em promover Educação. “É uma satisfação muito grande porque conheci o marechal. Vi ele começar a construção dessa escola aqui. E falava que a escola era para todos”, lembra emocionada dona Tunica, parente de Rondon.

“Tem uma história longa com relação à preservação dos povos indígenas e especialmente do nosso bioma pantanal, cerrado e floresta. Rondon andou 40 mil quilômetros a pé, a cavalo, de canoas e conheceu como ninguém a nossa terra”, disse o deputado Alan Kardec (PDT).

O projeto de lei que criou a “Comenda Rondon” foi aprovado em 1993 e dispõe em um dos artigos que somente será contemplado as pessoas físicas, que comprovadamente, tenham prestado “relevantes serviços” ao Município e Estado.

Mais informações
Assessoria de Imprensa da Presidência
Fones: 3313-6296/ 99952-1211