ORDEM DO DIA

Botelho destaca votação de concessão de ferrovia

Outras matérias importantes foram votadas promovendo a limpeza da pauta. Próxima sessão após o período eleitoral

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (DEM), destacou a concentração de esforços para análise e votação de projetos, durante a sessão desta terça-feira (27). Com a limpeza da pauta, os deputados voltam a se reunir em Plenário após o período eleitoral, com sessão prevista para dia 18 de novembro.

Botelho falou à imprensa sobre o processo de votação e destacou alguns projetos importantes, citando a Proposta de Emenda Constitucional 16/2020, de sua autoria, que altera o Artigo 131 da Constituição do Estado do Mato Grosso. Autoriza o governo a construir e explorar de forma direta a malha ferroviária no estado.

“Várias matérias foram apreciadas como a reestruturação da Polícia Judiciária Civil; a PEC da concessão da ferrovia que é muito importante para nós, com essa PEC estamos dando poder para o governo do estado fazer a concessão da [ferrovia] e com isso já temos contato com a Rumos, que é a concessionária que controla a ferrovia até Rondonópolis. Já fizeram estudos, checaram e concluíram que é viável essa ferrovia vir a Cuiabá e chegar até Lucas do Rio Verde. Então, com isso queremos agora que o governo faça a concessão, comecem a obra para essa rodovia chegar a Cuiabá que é um anseio, um sonho secular de todos os cuiabanos e mato-grossenses”, explicou Botelho. A PEC 16/20 teve 21 votos favoráveis.

Botelho também destacou a aprovação, em 2ª votação, da Mensagem 109/20, do Projeto de Lei Complementar 45/20, que dispõe sobre a Organização e o Estatuto da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso. Essa proposta altera a Lei 407/10, no que tange a exclusividade de ocupação do cargo em comissão de Gerente de Contra Inteligência e Gerente de Especializada em Crimes de Alta tecnologia, que era ocupado apenas por delegado de polícia. Com a alteração, poderá ser chefiado por todos os cargos de carreira: delegado, escrivão e investigador, com a capacitação respectiva à área. Ela recebeu 21 votos favoráveis e três ausências.

O plenário, ainda, aprovou a PEC 17/20, de autoria das lideranças partidárias, que permite uma reeleição para o presidente do Tribunal de Contas do Estado – TCE e uma reeleição para o Ministério Público de Contas.

Deixe um comentário