DIÁLOGO

Botelho reforça apoio à agricultura familiar e recebe demandas em São José dos Quatro Marcos

Encontro reforçou o diálogo entre o legislativo estadual e as lideranças locais, com foco em ações concretas para fortalecer a agricultura familiar e melhorar a qualidade de vida das famílias do município

Durante reunião realizada na tarde desta sexta-feira (26), na Câmara Municipal de São José dos Quatro Marcos, o deputado estadual Eduardo Botelho reforçou seu compromisso com o desenvolvimento do município e ouviu novas demandas da comunidade. Acompanhado da vereadora Meira Braga (União Brasil), Botelho destacou a importância do fortalecimento das cooperativas como instrumento para ampliar o acesso a crédito, equipamentos e políticas públicas voltadas à agricultura familiar.

“Os sindicatos e associações ajudam bastante, mas as cooperativas conseguem ir além. Elas podem financiar um trator, um sistema de semeadura, irrigação ou qualquer outra necessidade dos produtores. Precisamos avançar na organização coletiva para garantir mais oportunidades”, afirmou Botelho.

A vereadora Meira Braga destacou a parceria com o deputado e agradeceu pela destinação da emenda parlamentar de R$ 150 mil para a compra de motos destinadas aos Agentes Comunitários de Saúde da zona rural, o que vai facilitar o atendimento nas comunidades mais distantes. “Hoje estamos aqui com nossos agentes comunitários felizes com essa conquista. Quando visualizei o projeto, procurei o deputado e ele não mediu esforços para nos atender. Eu já fui agente comunitária na zona rural, sei das dificuldades de deslocamento, e esse investimento vai ajudar muito no trabalho deles. É uma honra ver o município reconhecido por essa emenda”, afirmou a parlamentar.

Compromisso com o pequeno produtor

Em sua fala, Botelho relembrou ações já implantadas no Estado em apoio ao pequeno agricultor, como doação de calcário, mudas de café e banana, incentivo ao cultivo de cacau, piscicultura e programas de apoio à produção sustentável.

Segundo ele, é preciso oferecer estrutura para que as famílias do campo tenham renda e qualidade de vida. “O pequeno agricultor vive de várias pequenas produções: um tanque de peixe, galinha caipira, horticultura. O Estado precisa dar condições para que isso funcione. Nosso trabalho tem sido valorizar essas iniciativas”, pontuou.

O deputado também destacou programas voltados à regularização fundiária e acesso à água, como a entrega gratuita de escrituras e a criação do programa de perfuração de poços artesianos. Na saúde, enfatizou a valorização dos agentes comunitários que atuam diretamente com a população rural. “Vamos continuar trabalhando junto com a vereadora Meira, com os vereadores e a prefeitura para trazer melhorias para São José dos Quatro Marcos. O nosso compromisso é com vocês”, concluiu.

Outra ação confirmada pelo parlamentar será a indicação de uma picape Montana para fortalecer a agricultura de pequena escala no assentamento da comunidade Santa Rosa. A entrega será viabilizada por meio de uma parceria entre o deputado Eduardo Botelho, o vice-governador Otaviano Pivetta e a Prefeitura de São José dos Quatro Marcos, comandada por Jamis Silva Bolandin. O veículo será repassado à comunidade ainda esse ano pela Secretaria Municipal de Agricultura Familiar.

Demandas apresentadas ao deputado

Durante o encontro, lideranças locais apresentaram reivindicações prioritárias para diferentes comunidades do município:

Assentamento Florestan Fernandes / Comunidade Santa Ana

• Perfuração de poço artesiano para atender cerca de 40 famílias;

• Instalação de academia ao ar livre.

Bairro Zé Ferino I

• Construção de área de lazer na feira de alimentação, beneficiando também três bairros vizinhos, com média de 500 famílias atendidas.

Assentamento Florestan Fernandes / Comunidade Imbé

• Solicitação de uma picape para o escoamento da produção agrícola;

• Destinação de 10 kits de irrigação. O assentamento é composto por 55 famílias.