SEGURANÇA PÚBLICA

Botelho articula implantação do programa Vigia Mais na região da Miranda Reis

Empresários reivindicam soluções para furtos em comércio e residências e danos a veículos que têm ocorrido na região central de Cuiabá

O deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil) participou, na quarta-feira (29), de uma reunião na Secretaria de Segurança Pública (Sesp-MT), ao lado de comerciantes e representantes da região da Avenida Miranda Reis, em Cuiabá, para discutir soluções contra a violência e os constantes casos de roubo registrados no local. Durante o encontro com o secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri, foram apresentadas as ações do programa Vigia Mais Mato Grosso, que também será implantado na região.

Botelho, que articulou a reunião junto ao Governo do Estado e aos comerciantes da Avenida Miranda Reis, aprovou a iniciativa de implantação do programa Vigia Mais para reforçar o combate à criminalidade em Cuiabá. “Acompanhei os comerciantes e representantes da Miranda Reis em uma reunião na Secretaria de Segurança Pública, em busca de soluções para a violência e os furtos que vêm acontecendo na área. Junto com o secretário, estamos levando o programa Vigia Mais para reforçar a segurança da região”, destacou Botelho.

O secretário César Roveri reforçou que o Vigia Mais é uma determinação do governador Mauro Mendes, com o objetivo de fortalecer o monitoramento por câmeras de segurança em todo o estado, em parceria com a sociedade civil. “Deputado, agradeço por trazer os empresários e confiar no trabalho do Governo de Mato Grosso. O Vigia Mais é um programa de governo criado para atender a sociedade. Já está presente em 129 municípios e Cuiabá não pode ficar de fora. Os empresários da Miranda Reis viram a apresentação e, juntos, vamos instalar as câmeras para proteger toda a região, do início ao fim”, afirmou Roveri.

Entre os participantes, o empresário Laelso Floro dos Santos destacou a importância da iniciativa para reduzir os pequenos furtos e danos ao patrimônio que têm preocupado os comerciantes e moradores da Miranda Reis.

“Essa é uma reivindicação dos comerciantes e dos moradores aqui da Rua Miranda Reis, porque estamos sofrendo muito com pequenos furtos. Não é assalto, é mais furto em residência, dano em automóvel, moto, e talvez por ficar próximo do Morro da Luz, que acaba sendo uma rota de fuga para os criminosos. Agora, com esse sistema, acredito que vai inibir e nos ajudar muito aqui na Miranda Reis”, afirmou. Ele também elogiou o programa. “Durante a reunião foi apresentado o sistema Vigia Mais, e eu vejo que é ótimo. O Mato Grosso está de parabéns. Aos poucos, não só a nossa rua, mas as outras que aderirem a esse programa, vão sentir a diferença. Acho que vai melhorar e inibir bem mais esses delitos”, concluiu o empréstimo.

O Vigia Mais Mato Grosso integra tecnologia de videomonitoramento e inteligência artificial para auxiliar as forças de segurança no combate à criminalidade. Com a adesão dos empresários da Miranda Reis, a expectativa é ampliar a segurança pública e garantir mais tranquilidade para comerciantes e moradores da área.