Marcha

AL e MT Mamma convidam para Marcha Rosa neste sábado (11)

Concentração será na Praça Santos Dumont, às 7h30, e vai percorrer as avenidas S. Sebastião, Isaac Póvoas até a Praça Ipiranga

A quarta edição da Marcha Rosa, realizada pela Associação MT Mamma, acontecerá neste sábado (11.03) e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso, por meio da Sala da Mulher, é parceira do evento que tem o objetivo de chamar atenção para a prevenção do câncer de mama.

Conforme a presidente da entidade, Cleuza Dias Leite, a concentração será na Praça Santos Dumont, a partir das 7h30. A marcha vai percorrer as avenidas São Sebastião, Isaac Póvoas e chegada até a Praça Ipiranga.

“A nossa maior luta hoje diz respeito à regulação de pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para marcação de consultas, exames e até cirurgias, pois está demorando muito a liberação desses procedimentos”, afirmou Cleuza.

Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) em Mato Grosso a previsão para 2017 é de 700 novos casos de câncer de mama. “Prevenir sempre é o melhor, mas também lutamos por mais dignidade ao paciente terminal de câncer”, pontuou.

A presidente de Honra da Sala da Mulher, Sônia Meira, afirma que o trabalho realizado pela MT Mamma é de extrema relevância social, oferecendo toda assistência e orientações às mulheres que lutam contra o câncer, além de fazer trabalho de prevenção.

“A MT Mamma é uma entidade séria, comprometida e a Sala da Mulher não poderia ficar de fora dessa parceria. O câncer de mama é um dos que mais atinge as mulheres e precisamos alertar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce”, afirmou Sônia Meira.

Para a presidente o apoio da Assembleia Legislativa é de fundamental importância para a Associação. “Com certeza, o trabalho que o Poder Legislativo junto com a Sala da Mulher abre portas e dá a visibilidade à causa. Tem uma força política forte em busca de melhorias nas políticas públicas de saúde, principalmente no que diz respeito à saúde da mulher”, agradeceu Cleuza.

MT Mamma – A Associação existe desde 2009 e comemora com a Marcha Rosa o seu oitavo aniversário e a Semana da Mulher. Atualmente, 200 mulheres são assistidas pela entidade que, além de apoio e orientação na prevenção e tratamento, oferece todas às tardes terapias integrativas (Reik, meditação, dança do ventre, hidroginástica, ioga, apoio psicoterapêutico e orientação jurídica). As pacientes também têm acesso a um banco de perucas e próteses mamárias.

Para manutenção, a associação depende de doações de patrocinadores e associados, também faz venda de camisetas e demais produtos, como artesanatos fabricados pelas próprias assistidas e voluntárias. Quem quiser conhecer um pouco mais o trabalho, a sede da MT Mamma está localizada na Rua Amâncio Pedroso de Jesus Neto, nº11, Jardim Petropólis. Mais Informações: 3052-8758.