BIÊNIO 2021-2023

Botelho é eleito primeiro-secretário da Mesa Diretora da ALMT

Ele compõe a chapa Deputado Valdir Barranco eleita para comandar a Casa de Leis nos próximos dois anos

O deputado Eduardo Botelho (DEM) foi eleito, nesta terça-feira (23), primeiro-secretário da Mesa Diretora, que vai comandar a Assembleia Legislativa nos próximos dois anos (2021-2023), no segundo biênio da 19ª Legislatura. Ele compõe a chapa “Deputado Valdir Barranco”, que recebeu 20 votos sim e elegeu o deputado Max Russi (PSB) presidente do Parlamento. Foram dois votos em branco, um contrário e uma ausência.

A posse foi realizada na sequência, oportunidade em que Botelho agradeceu a confiança obtida durante os anos em que presidiu a ALMT. O nome da chapa é uma homenagem ao deputado Valdir Barranco (PT), que segue internado para tratamento contra Covid-19, em São Paulo.

A composição da Mesa Diretora ficou da seguinte forma: Presidente – Max Russi (PSB), 1º vice-presidente – Dilmar Dal Bosco (DEM), 2º vice-presidente – Wilson Santos (PSDB), 1º secretário – Eduardo Botelho (DEM), 2ª secretária – Janaina Riva (MDB), 3º secretário – Delegado Claudinei (PSL), 4º secretário – Allan Kardec (PDT).

Botelho discursou ressaltando a sua alegria pela construção com tranquilidade, confiança e diálogo da chapa eleita.

“Obrigado a todos vocês, indistintamente. Isso é construído com confiança. O que mais fiz naquela presidência foi dizer não aos senhores, mas era um não com sinceridade, sério, honesto, sem enganação, sem enrolação. É assim que tem que ser a postura de um presidente. Não posso enrolar um colega de trabalho. Assim que trabalhei com vocês. Nunca teve uma oposição nesta casa depois que eu assumi esta presidência. Tudo construído aqui foi à base de diálogo. Nunca houve nada comprado aqui, nem um voto, nem para de projetos e nem eleição de mesa. Tudo construído na amizade, confiança e seriedade que têm por nós e que tenho por vocês. Só tenho a agradecer”, afirmou Botelho, ao recordar que na sua posse anterior destacou que mudanças são necessárias e inevitáveis.

Também reafirmou seu compromisso de continuar firme ajudando no desenvolvimento das ações, agora, no desafio da Primeira Secretaria. “Fizemos muitas mudanças, já dei a minha parcela de contribuição e vou continuar a luta. Não vou sair do campo de batalha. Temos que trabalhar todos os dias para que a vida seja melhor. Vamos exercer com muita honra e honestidade, sobretudo no trato com o dinheiro público. Dedicar mais aos projetos e procurar soluções, um deles é a construção do projeto dos aposentados (Previdência) para diminuir o sofrimento dessas pessoas”, garantiu.

Emocionado, Botelho, que foi presidente da ALMT nos biênios 2017-2019 e 2019-2021, disse que está feliz com a nova composição da Mesa Diretora.

“É motivo de felicidade o que está acontecendo hoje, pois ninguém é dono de nada, não sou dono do cargo. A vida é assim, muda toda hora e temos que estar preparados para isso. Se tem uma pessoa preparada para isso sou eu. O poder é efêmero, passa tão rápido. E o Botelho continuará sendo o mesmo”, disse o parlamentar, ao agradecer e tranquilizar os servidores da Casa quanto às mudanças. Também elogiou a postura do deputado Valdir Barranco, mas lamentou que juridicamente foi impedido de compor a chapa, como anteriormente e rogou a Deus bênçãos na gestão do deputado Max Russi, para que sejam tomadas as melhores decisões para Mato Grosso.

Dentre os destaques, Botelho também lembrou que o trabalho rendeu bons frutos, tanto que nos primeiros anos a ALMT foi classificada pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA), entidade ligada ao Ministério da Justiça, como a sexta Assembleia mais transparente do Brasil. Além de aprimorar os conteúdos do Portal da Transparência.

Em seu discurso de posse, o presidente da ALMT, deputado Max Russi destacou a sua trajetória política, de cada parlamentar e os avanços da Casa, bem como a importância da articulação política junto aos poderes e municípios e pediu: “Quero fazer dois pedidos. O primeiro que eu tenha sabedoria para que minhas decisões sejam pelo bem de Mato Grosso. O segundo para que possamos ter o deputado Valdir Barranco novamente conosco”, afirmou ao elogiar a postura ímpar de Botelho, que segundo Max Russi, sai da presidência de cabeça erguida e desejou saúde às pessoas que lutam contra a Covid-19.

NOVA ELEIÇÃO – A eleição foi realizada em cumprimento à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou nova eleição para a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa e Botelho, enquanto presidente, acatou a decisão sem apresentar recurso. Tanto que convocou a eleição logo após a decisão do STF.

Deixe um comentário