INFRAESTRUTURA

Botelho se reúne com moradores e garante empenho para conclusão de asfalto no Parque Ohara

Força-tarefa será conclamada para atender o bairro, onde moradores aguardam por asfalto há 28 anos

Com obras paradas há 10 anos, moradores do bairro Parque Ohara, região do Coxipó, em Cuiabá, recorreram ao deputado Eduardo Botelho (União) para pedir a conclusão do asfalto no bairro. As ruas próximas ao Rio Coxipó ainda não receberam os investimentos. São pelo menos quatro quilômetros que ficaram pendentes no programa Poeira Zero, lançado em 2012 e que foi executado apenas 70%. 

Botelho esteve no bairro, nesta quinta-feira (17), conversou com moradores e constatou a situação de muita lama no local. Também verificou que onde foi feita a pavimentação já há necessidade de recuperação devido aos inúmeros buracos. Para isso, o deputado assegurou uma força-tarefa para resolver a situação. 

“Vamos ajudar, pois esse asfalto foi lançado ainda no Programa Poeira Zero, na gestão do ex-prefeito de Cuiabá Chico Galindo, que fez 70% de asfalto no bairro, desde que ele saiu não foi feito mais nada aqui. Então, estamos levando essa reivindicação para o governador Mauro Mendes, ao prefeito Emanuel Pinheiro, aos senadores Welington Fagundes e Jayme Campos. Vamos achar uma solução para resolvermos esse problema aqui nesse bairro antigo. Tenho certeza que com todos juntos vamos conseguir resolver. Quando chove é muita lama, na época da seca muita poeira, realmente, é um sofrimento muito grande. Precisamos terminar e asfaltar 100% esse bairro”, garantiu Botelho. 

De acordo com Antônio Felisbino dos Santos, presidente do Parque Ohara, a grande reivindicação é de asfalto. “Há 10 anos esperamos por esse trabalho, mas não vemos por parte da gestão municipal que será feito, nunca tem uma data definida para fazer. Os moradores ficaram alegres com o lançamento da obra à época, mas infelizmente não foi concluída, não temos nem o que falar para eles que enfrentam lama no período das chuvas e poeira na seca”, disse o presidente, que também pediu a conclusão da praça no bairro.

O bairro vizinho, o Residencial Coxipó, também precisa de investimentos. Maria Inês Martins Botelho, presidente da Associação dos Moradores do Residencial Coxipó, reclamou ao deputado que lá, o esgoto jorra a ceu aberto, em frente ao miniestádio e escola. “É caso de saúde pública”, disse.

A enfermeira Elenize Souza Araújo é moradora da Rua Coxiponês e há 28 anos sonha em ver asfalto na porta de sua casa. “Infelizmente, a nossa rua foi a que nunca teve prioridade, não tem asfalto e a iluminação é precária. Nessa época de chuva é terrível, pedimos que olhem para o bairro, que está no final do bairro, porém é existente também. É uma necessidade de todos os moradores. Tivemos um começo, chegaram manilhas, fizeram abertura da rua, porém ficou só nisso, as manilhas sumiram, o projeto sumiu e não tivemos nenhuma vantagem com esse projeto Poeira Zero, que parou no meio do caminho. Agora, estamos contando com a  colaboração do deputado para que veja a nossa necessidade para que possa nos ajudar”, explicou a moradora.

SOCIAL – Também participou da reunião o tenente-coronel PM Silva Sá, comandante do 9° Batalhão da PM do Coxipó. Ele falou sobre os projetos sociais realizados pela corporação. Um deles, o ‘Vida Melhor’, é voltado às mulheres vítimas de violência doméstica, que ao serem amparadas, são encaminhadas para a realização de cursos profissionalizantes e direcionadas às vagas de emprego. 

“A demanda é muito grande, todos os finais de semana acontecem registros. Atualmente, são 36 mulheres nessa situação e já sairão do curso empregadas numa transportadora da nossa região. Sempre é muito interessante termos aporte de pessoas como o deputado Botelho na nossa região. Ele tem feito um trabalho presencial muito grande aqui na região do Coxipó. Esperamos que venha ser parceiro do 9º Batalhão”, disse o comandante.