AÇÃO

Em defesa dos municípios, Botelho indicou 1.146 melhorias

Garante que Mato Grosso está no caminho do desenvolvimento, com crescimento econômico maior que da China

Autor de 70 leis, o deputado Eduardo Botelho (DEM), legítimo papa-bananas, é natural de Nossa Senhora do Livramento e coleciona muitas ações em defesa dos municípios, seguindo de mãos dadas com os menos favorecidos. Nesta entrevista, ele fala do trabalho árduo ao longo de 2021, na Assembleia Legislativa, para viabilizar obras, vacinação contra a Covid-19, investimentos na distribuição de água, pavimentação, pontes e fortalecimento da Agricultura Familiar. Também garante que Mato Grosso segue firme no caminho do desenvolvimento e será ainda melhor em 2022, com a execução das 1.146 indicações de melhorias para Mato Grosso avançar. Confira:

Quais as expectativas para 2022, uma vez que a Lei Orçamentária foi aprovada com a previsão de R$ 26,5 bilhões?

Deputado Botelho – Mato Grosso é o único estado que está crescendo mais que a China, em torno de 12% a 15% ao ano. Então, é um crescimento muito grande, geração de emprego também. São boas notícias para o estado. Contudo, precisamos que todos continuem se cuidando, se vacinem, para que possamos superar essa pandemia e continuar crescendo.

Com 4.059 proposições em tramitação e 70 leis, como o senhor avalia o seu trabalho na Assembleia Legislativa?

Deputado Botelho – Muito positivo, pois o trabalho não para, é intenso! O trabalho que fazemos na Assembleia é muito importante para a consolidação dessas obras que acontecem nos municípios. O que sempre falo, o deputado tem a visão mais local. Chega onde o estado não chega na sua grandeza, o deputado chega através das suas ações, através da sua relação com a comunidade. Por isso, sou a favor das emendas, sou a favor de o governo atender as reivindicações dos deputados. 

Recentemente, o senhor participou da inauguração da ETA do Grande Cristo Rei e viabilizou convênio para a construção de mais estação de tratamento de água para ajudar os moradores de Várzea Grande?

Deputado Botelho – Sim, há muitos investimentos sendo feitos para resolver  o problema da falta de água na cidade. Temos a ETA do Cristo Rei, que vai dobrar a capacidade, mais a construção de outras estações, a ETA do Pari, no bairro Chapeu do Sol e a outra na região de Bonsucesso. Com tudo isso vai ser resolvido o problema de água em Várzea Grande, a Assembleia Legislativa está ajudando, o senador Jayme Campos, o governador Mauro Mendes e o prefeito Kalil é muito empenhado. Tenho certeza que até o final do ano que vem o problema estará solucionado. 

Os assentamentos também padecem com a falta d´água. O senhor tem envidado esforços para conseguir a perfuração de poços artesianos. Como melhorar esse serviço?

Deputado Botelho – As expectativas são boas, temos emendas que colocamos de bancada para resolver o problema de água dentro das comunidades rurais e assentamentos. São 45 milhões só para resolver essa questão. Foi uma visão minha em cima disso e com o apoio dos deputados, pois em todas as comunidades que vamos há esse problema. Então, nada mais justo que fazer um grande programa para resolvê-lo. Através da Companhia Mato-grossense de Mineração – Metamat, já consegui nesse ano poços para algumas localidades, a exemplo dos moradores das comunidades João e Maria de Barra do Bugres, Nova Esperança de Jangada e mais dois poços em Mata Cavalo, de Nossa Senhora do Livramento. Esse projeto ousado vai ajudar os pequenos produtores.

Recuperação de ruas, pavimentação e construção de pontes também pautaram a atuação do senhor?

Deputado Botelho – Sim, trabalhamos arduamente para atender as reivindicações dos municípios. Inclusive, em Cuiabá, onde os bairros estão sendo atendidos, lá no Centro América as obras já começaram, em breve será no Jardim Fortaleza, onde estive há poucos dias e Osmar Cabral. Para Várzea Grande serão mais R$ 60 milhões para recuperação e pavimentação dos bairros. 

Agora, o grande projeto será a ponte que vai interligar o Parque do Lago, em Várzea Grande ao Parque Atalaia, em Cuiabá. Essa ponte é uma solicitação antiga e como deputado fiz uma indicação mostrando a necessidade desse investimento, dessa luta para que essa ponte se torna realidade. Uma obra magnifica!

Tem mais investimento para Infraestrutura?

Deputado Botelho – Com certeza! Precisamos fazer também uma avenida e junto com o prefeito Kalil, levei essa solicitação o governador Mauro Mendes, que já autorizou a fazer essa obra. Vai ser uma grande avenida, saindo lá da ponte Atalaia, ao Parque do Lago, passando perto do Aeroporto, contornando Várzea Grande. Vai ser um novo corredor de transporte, vai desafogar a Avenida da Feb, liberar o trânsito que é muito intenso, além de valorizar os imóveis da região. 

Enquanto presidente da Assembleia Legislativa, o senhor cortou gastos e destinou parte dessa economia ao Instituto de Terras de Mato Grosso para ajudar na regularização fundiária. Como está essa questão?

Deputado Botelho – A regularização fundiária é um passo importantíssimo dentro do estado. Na história da regularização fundiária de Mato Grosso não passou de cinco mil títulos, e agora avançou. Neste ano, vamos chegar a 20 mil títulos entregues pelo Intermat. É um trabalho que nos enche de satisfação ao ver que inúmeras famílias estão recebendo seus títulos definitivos, uma segurança jurídica, que dá dignidade, é a realização de um sonho e vamos continuar esse trabalho!

Como avalia o ano que se encerra?

Deputado Botelho – Superação! Essa é a palavra que define 2021. Vivenciamos muitas coisas, desafios gigantescos em todos os setores essenciais, principalmente o da Saúde, com o enfrentamento da pandemia, número alarmante de mortos pela Covid-19, tivemos muitas perdas nesses últimos dois anos. Me solidarizo com a famílias que tentam superar isso. E, agora, é preciso continuarmos atentos e nos cuidando para vencermos essa doença, e os mesmos cuidados para conter o surto de gripe que preocupa o país. A

vacina é o caminho para a proteção de todos. Encerro o com a sensação do dever cumprido e com muita vontade de trabalhar ainda mais, para ajudar a nossa gente. Avançamos muito e Mato Grosso sai gigante economicamente para o ano novo, com condições de investir em todas as áreas. Então, desejo muitas bençãos na vida de todos os mato-grossenses de alma e coração. Feliz 2022!