AÇÃO SOCIAL

Entidades filantrópicas recebem alimentos doados pela Sala da Mulher

A Sala da Mulher da Assembleia Legislativa de Mato Grosso doou cerca de 700 quilos de alimentos nesta semana para a Associação Coxipoense Deficiente (ACD), localizada no bairro Pedra 90, e para Creche Falcãozinho, localizado no Porto.

Os alimentos doados foram arrecadados através de eventos realizados no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros como o espetáculo do artista Tirulipa, o Teatro de Brinquedos, entre outros realizados este ano.

A ACD atende cerca de 120 famílias na região e o presidente da entidade, Joaquim Mesquita, conta que pretende realizar um sopão com parte dos alimentos doados no próximo mês.

A associação foi criada há 19 anos e nos últimos três anos tem sobrevivido através de doações e ajuda de terceiros, pois o convênio com o governo do estado foi suspenso.

De acordo com Mesquita, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Eduardo Botelho (PSB), disponibilizou-se a ajudar a entidade na reforma do prédio que realiza aulas de caratê, capoeira e dança de salão, além de um espaço para fisioterapia, porém, está inativo no momento por falta de recursos para manter o profissional.

A Creche Falcãozinho atende 90 crianças diariamente e é responsável pela educação infantil. A entidade é filantrópica e é mantida por meio de um convênio com a Secretaria Municipal de Educação e com doações.

A diretora, irmã Terezinha de Fátima Moreto, conta que a entidade foi criada há 29 anos pelo padre Firmo Duarte e o nome é referência ao primeiro garoto atendido por ele e que apresentava sinais de santidade. “A creche foi criada para atender os pais e mães que precisam trabalhar”, relata.

A irmã Terezinha destaca ainda que um dos gastos relevante da creche é justamente com os alimentos e agradeceu a doação. A presidente de honra da Sala da Mulher, Sonia Botelho, participou das entregas.

Fotos: Luiz Marchetti