CULTURA

População prestigia 1ª Festa de São Benedito na comunidade Rancharia

Evento destaca a cultura e religiosidade do povo de Nossa Senhora do Livramento e contou com a presença da família Botelho

Com sucesso de público, a 1ª Festa de São Benedito, na Comunidade Rancharia, em Nossa Senhora do Livramento, no último sábado (02.07), registrou também a presença dos filhos ilustres do município, o deputado Eduardo Botelho (União Brasil), que prestigiou o evento ao lado da esposa Sonia Meira, do irmão e ex-deputado Luiz Marinho, filho e sobrinhos.  

Ao lado do rei Dilson Benevides, a rainha da festa, dona Fátima Aparecida Leite agradeceu a presença dos convidados. “É uma grande satisfação representar como rainha da festa. Passamos seis meses organizando para todo esse sucesso que vemos hoje, essa festança que tem os filhos ilustres. O Botelho foi criado dentro da minha casa. Então, a gente fica muito feliz, muito emocionado em poder reunir familiares e amigos”.

O deputado destacou a importância do evento, que reúne devoção e religiosidade, além de manter viva a tradição cultural.

“Nasci e morei aqui nessa comunidade, a roça de papai era aqui perto. Então, é uma satisfação estarmos aqui vendo a tradição do Cururu, a reza cantada nessa primeira festa na Rancharia. É uma emoção porque estamos lembrando que meu pai era cantador de Cururu, cresci nisso, é muito bacana estar aqui com o nosso povo de Livramento”, afirmou Botelho.  

O casal Helena Flaura e seo Manoel Pereira Leite prepararam tudo com muito carinho para receber os seus convidados no Rancho São Benedito. “É um prazer imenso o que estou sentindo ao receber todos vocês. Estou muito feliz na nossa primeira festa, que vamos continuar nos próximos anos. Estamos resgatando essa tradição de família e estamos de casa cheia graças a Deus”, disse dona Helena, que ofereceu um jantar de comidas típicas da região.

O prefeito de Nossa Senhora do Livramento, Silmar Souza também esteve presente. “É uma emoção grande porque tivemos dois anos de pandemia e, agora, retornando esses grandes encontros, com todos os cuidados, e é muito bacana com a presença do deputado Botelho, uma alegria para todos nós”.

Da mesma forma, o vice-prefeito Thiago Almeida destacou as raízes culturais do município. “Estamos há mais de 40 quilômetros da cidade, prestigiando a festa de São Benedito, estou muito feliz porque essa comunidade é onde nasci e cresci, tenho toda minha família, toda minha raiz. Esse evento é um marco da religiosidade do nosso município. Essa é a primeira de muitas que estão por vir resgatando nossas tradições, como o Cururu e o Siriri”.

O evento foi abrilhantado conforme cronograma tradicional com o Levantamento do Mastro; Cururu, Reza Cantada, Jantar e o baila ao som de Os Dourados e Canarinhos do Brasil