COXIPÓ DO OURO

Rio dos Médicos recebe Botelho para debater melhorias

Regularização fundiária das mais de 100 famílias assentadas e infraestrutura estão entre as prioridades

Os moradores da comunidade Rio dos Médicos, na região do Coxipó do Ouro, receberam a visita do deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil). Na ocasião, o parlamentar levou a boa notícia da consolidação do processo de registro das terras das mais de 100 famílias que residem nessa comunidade.

O encontro foi neste domingo (03), na Associação dos Pequenos Produtores da Comunidade Rio dos Médicos, onde o deputado explicou todo o trabalho de regularização realizado pela equipe técnica para atender os moradores que aguardam há mais de 40 anos.

“Realizamos o mapeamento das chácaras e direcionamos os documentos necessários ao Instituto de Terras do Estado de Mato Grosso – Intermat. Na Justiça, entramos em acordo e foi feito encaminhamento ao Cartório para que se faça concessão à usucapião extrajudicial para os proprietários das terras e a entrega definitiva das escrituras registradas” disse o deputado, ao concluir que durante a visita identificou que a associação está totalmente sem estrutura e se comprometeu em destinar emenda parlamentar para resolver a questão.

A presidente da Associação dos Pequenos Produtores da Comunidade Rio dos Médicos, Antónia Gomes, explicou que a documentação já está em andamento no cartório. Com isso, as famílias da comunidade estão felizes à realização desse sonho, que é ter a documentação de suas terras. Também falou dos benefícios. “Com essa documentação os proprietários das terras poderão desenvolver seus projetos, no caso, aumentar a produção seja de leite, frango ou plantação”, afirmou a presidente.

O produtor rural, Daniel Januário Felix, chacareiro do Rio dos Médicos há 41 anos, ressaltou os avanços que a regularização fundiária dá para as famílias assentadas.

“Para nós da comunidade é um privilégio muito grande porque até então, não tínhamos apoio para realizar a regularização fundiária, o que ajuda muito todos os agricultares da redondeza, com esse apoio do deputado Eduardo Botelho, se Deus quiser vai dar tudo certo e também será muito bom para todos. Com a documentação na mão podemos pegar financiamento nos bancos e as atividades podem melhorar muito. Essa é uma ação importante, porque além da segurança jurídica, dá condições para prosperar o negócio. Nossos filhos crescem e vão para a cidade estudar e buscar emprego, porque não têm condições de permanecer no local, com essa documentação poderão retornar e permanecer no campo, movimentar a atividade agrícola nesse lugar, fica muito mais fácil”, relatou o produtor rural.

Thiago Pedroso, presidente da Central de Associações Rurais do município de Cuiabá – CAR/CBÁ, também participou da reunião. Destacou o empenho do deputado Botelho junto aos órgãos competentes. “Parabenizo o deputado que tem se empenhado nesse trabalho de regularização fundiária”, salientou.

Outra reivindicação apresentada pelos moradores foi a necessidade da instalação de torre de telefonia móvel, o deputado garantiu empenho para melhorias no sistema de telefonia celular na região.