SOCIAL

Segunda edição do desfile Negra Top é realizada no Teatro Zulmira Canavarros

Beleza negra kids, Negra Top, Miss AFANP e Mister AFANP

No dia da Consciência Negra – 20 de novembro, a valorização da beleza afro foi marcada pela 2ª edição do desfile Negra Top, no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, da Assembleia Legislativa. Numa iniciativa da Associação das Famílias Negras e Periféricas de Mato Grosso, entidade criada em 2017, no bairro Jardim União, de Cuiabá, é presidida por Elaine Penas e vice-presidente, Claudio Henrique Ferreira da Silva.

A associação desenvolve projetos de levar conforto aos necessitados, como Jantinha Solidária, com mais de 180 famílias cadastradas; Guarda Roupa Solidário; Sopão Solidário, dentre outras assistências como fraldas, remédios, apoio psicológico.

O desfile contou com os jurados: Alice Brasil, que apresentou a 1ª edição do evento; Mariah Zanotto, pré-candidata ao Miss Mato Grosso Gay; a jornalista Itimara Figueiredo e a especialista em Constelação Familiar, Elicéia Loureiro Trindade.

“Com muita honra finalizamos mais um evento que potencializa a beleza afro periférica. A Associação das Famílias Negras e Periféricas de Mato Grosso, pela segunda vez evidenciou a beleza, não só física, mas principalmente a representatividade negra de Cuiabá neste desfile. Só temos que agradecer essa parceria com a Assembleia Legislativa, que prontamente, nos atendeu. Antes íamos fazer no bairro, mas está com obras, assim tivemos essa grandíssima oportunidade de realizar aqui no Teatro Zulmira Canavarros. Agradecemos essa importante parceria e o deputado Eduardo Botelho!”

Ganhadora do 1º lugar, na categoria Miss AFANP, a vigilante Cleusa Ferreira dos Santos, disse que o sentimento é de gratidão. A sua filha Cleo Ferreira dos Santos também ficou o 1º lugar na categoria Kids. “Ano passado desfilei, nesse vim participar e trouxe a minha filha Cleo que também ganhou, uma felicidade imensa. Quando me chamou fiquei lisonjeada. A gente começa a sentir melhor, é uma questão de nos sentir mais bonita, somos negras e temos o nosso valor”.

Claudio Henrique explicou que a expectativa é que o evento se torne tradicional em Cuiabá. “Mais uma edição finalizada com sucesso. Conseguimos alcançar o público que queríamos, as crianças, juventude, aquela pessoa lá da comunidade que não é lembrada, não é vista. Graças a Deus conseguimos trazer essa cultura negra para dentro do teatro. Vamos batalhar para ano que vem fazer o evento mais lindo ainda”.

Também prestigiando o evento com a família, o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer Jefferson Neves, destacou que as instituições precisam se unir em prol dessa pauta. “Valorizar nosso povo, essa pauta precisa ser cada vez mais evidente e, principalmente, fazer com que as políticas públicas cheguem nos quatro cantos do estado para quem mais precisa. Onde o esporte, a cultura e o lazer chegam, conseguem fazer a transformação da sociedade, dar oportunidade para que não tem. É muito importante eventos como o Negra Top”.

O vencedor da categoria Mister AFANP, foi o frentista Mairo Pompeu dos Santos. Já a estudante Verônica Oliveira de Paiva Monteiro se destacou no 1º lugar Negra Top.