MATO GROSSO

Em cerimônia na ALMT, Botelho dá posse ao governador Mendes e o vice Pivetta

Presidente pediu empenho à redução das desigualdades regionais; investimentos em Educação; Agricultura Familiar; Turismo; cursos profissionalizantes e habitação

Acompanhado da primeira-dama, Virgínia Mendes, o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes e o vice-governador, Otaviano Pivetta, foram empossados na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, para o segundo mandato, na tarde deste domingo (01.01). Em seu discurso, Botelho reconheceu o bom trabalho desempenhado pelos gestores, nos últimos quatro anos, que consolidou o desenvolvimento do estado, numa parceria com a ALMT que aprovou o pacote de medidas permitindo avanços em todas as áreas essenciais.
Junto com o primeiro-secretário, deputado Max Russi, o presidente Eduardo Botelho fez as honras da Casa e falou em nome dos demais deputados, conduzindo a cerimônia que inclui o juramento de posse do governador Mauro Mendes e do seu vice-governador, Otaviano Pivetta, em manter, defender e cumprir a Constituição da República e de Mato Grosso.
“Tenho tranquilidade em afirmar que Mauro Mendes, hoje, é um dos melhores gestores públicos do País. A sua preocupação e a sua determinação em vários aspectos da gestão pública possibilitaram que hoje o Estado possa viver em outro patamar, em muitos requisitos, e principalmente nas contas públicas, no investimento em infraestrutura e em diversas áreas da administração. Ressalto também, governador, o trabalho ímpar que a Assembleia Legislativa deste Estado fez e tem feito, contribuindo para que esta jornada de sucesso se tornasse possível”, discursou Botelho.


Chamou a atenção para o corte de gastos da ALMT e conseguir devolver recursos ao governo para investir nas áreas prioritárias, como aquisição de ambulâncias para os municípios, dentre outras ações como o combate à pandemia do coronavírus; aprovação do Fethab; taxação dos minérios e alterações na cobrança do ICMS dos combustíveis.
Também pediu empenho para a redução das desigualdades regionais, para que os municípios de economia exaurida possam prosperar; investimentos em Educação para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB. Reafirmou a importância de investimentos na Agricultura Familiar; turismo; educação profissional; habitação e para fomentar a agroindústria como forma de incluir todos os mato-grossenses nas benesses da prosperidade e do progresso.
“Para isso, governador, pode contar com o Parlamento Mato-grossense, pois certamente seremos parceiros para o bem do nosso Estado, afinal, esta é mais uma oportunidade de escrever a sua história, a nossa história, a história da nossa gente”, garantiu.
Mendes destacou a missão cumprida no primeiro mandato e os desafios a serem enfrentados. “Nosso grande desafio será a eficiência. Quero um estado que seja mais eficiente para entregar políticas públicas ao cidadão. Quero um estado que seja capaz de devolver à sociedade tudo aquilo que pagamos na forma de impostos. Quero contar com o apoio da Assembleia Legislativa, dos senadores, deputados federais, dos nossos secretários. Os desafios serão diferentes, porém não serão menores”, afirmou, ao agradecer o apoio dos deputados, numa gestão unida entre os poderes.
Também participaram a presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Clarice Claudino, a defensora-geral de Mato Grosso, Luziane de Castro; senadores e secretários de estado.