FOMENTO AO TURISMO

Botelho viabiliza recurso e garante realização do Festival do Milho em Nobres

Evento cultural acontece de 5 a 7 de maio, ao lado da Feira do Produtor Rural no Distrito de Bom Jardim, com diversas opções de pratos típicos à base de milho

Com objetivo de mobilizar e despertar o empreendedorismo, estimular a economia local e incentivar o turismo na região, o deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, destinou emenda parlamentar para viabilizar a 2ª edição do Festival do Milho (2023).

A abertura oficial do evento aconteceu nesta sexta-feira (05.04), e segue até o próximo domingo (07). A festa acontece ao lado da Feira do Produtor Rural, no Distrito de Bom Jardim, com vários produtores de milho e a sociedade de Nobres. No local terão a oportunidade de apresentar a produção do milho da região, além de participar de palestras temáticas sobre o turismo rural na agricultura familiar e o mercado do milho em Mato Grosso.

A presidente da Câmara dos vereadores de Nobres, Zilmai Ferreira de Jesus ressaltou a importância de participar do Festival e destacou o compromisso do deputado Botelho com o município.

“É gratificante a participação da Câmara dos vereadores e Prefeitura nesse evento que ajuda muito Nobres e os municípios vizinhos, por dar destaque para o nosso turismo e apresentar a nossa produção. Os organizadores estão de parabéns por esse evento, e, que continue mais e mais brilhante este evento que é o Festival do Milho. É muito importante e gratificante a parceria da ALMT, o nosso presidente Botelho, que é nosso amigo, tem feito excelente trabalho à frente da Assembleia, dando todo apoio para esse evento acontecer”, declarou Zilmai.

Roque Madruga, organizador da festa falou da expectativa e a importância da parceria do deputado Botelho que garantiu a realização dessa importante Festa para a região. “É uma emoção muito grande poder realizar essa segunda Festa do Milho, a primeira foi um sucesso e esperamos muito mais dessa segunda edição. Agradecemos ao deputado Eduardo Botelho, porque se não fosse o seu apoio essa festa não aconteceria”, destacou Roque.

Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Nobres, Maria Sidnei Modesto, a Neidinha, avaliou o apoio do deputado Botelho como grande incentivador da Agricultura Familiar.

“O deputado Botelho é o que mais ajudou a Agricultura Familiar de Nobres, sempre nos incentivou, o deputado foi quem mais destinou recursos e indicações ao município, sempre pensando em fortalecer o pequeno produtor da região. O Prefeito Leocir Hanel sempre fala que a ajuda do deputado Botelho foi imensa para Nobres, então, é gratidão eterna”, afirmou Neidinha.

Vicente Campos, idealizador da Festa recorda a origem do Festival e fala da emoção de mais uma edição. “Estamos muito felizes com a segunda Festa do Milho, que começou em 2018, era para ser o Festival da Mandioca, um evento criado no interior da Alagoas. Antes da pandemia Covid-19, Nobres e Bom Jardim eram grandes produtores de mandioca, com o fim desse período as coisas mudaram, o Agro cresceu na região e o milho se tornou o carro chefe da produção local e por isso resolvemos fazer esse Evento”, conclui.

Vicente agradecendo Botelho por acreditar no Projeto e já antecipou que no próximo ano tem certeza que o parlamentar estará junto desse importante Festival para a comunidade de Nobres e região. “O deputado Botelho foi fundamental para realizar o Festival, realmente acreditou, viu o potencial da festa, entendeu que comunidade merecia, realmente foi o principal articulador”, finalizou.

Ações de Botelho para Nobres:

Botelho entregou emendas e convênios, totalizando R$ 3,3 milhões em investimentos. Foram duas ambulâncias, construiu poços artesianos e entregou escavadeira. Está sendo providenciada a liberação de recursos para patrulha mecanizada, pá carregadeira, mais R$ 200 mil de verba descentralizada para a Escola Estadual Inocência Rachid Jaudy, van para transportar pacientes que fazem hemodiálise e revitalização da Praça Laurentino Nonato.