CULTURA POPULAR

Reforma da sede do Corpo Musical da PM conta com apoio de Botelho

Deputado já renovou os instrumentos da banda da PM. Policiais vão ministrar aulas de música para crianças e adolescentes de Cuiabá

Pela primeira vez na história, o Corpo Musical da Polícia Militar de Mato Grosso, criado há 131 anos, vai ter sede própria. Para isso, o apoio do deputado Eduardo Botelho, presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), é fundamental para consolidar a reforma do prédio, antiga Escola Dom Francisco de Aquino, no bairro Jardim Europa, em Cuiabá.

Botelho garantiu apoio para restauração da parte elétrica do prédio, durante visita de membros da banda, na presidência da ALMT, nesta semana, quando foi surpreendido com homenagens.

Acompanhados da presidente do bairro Jardim Europa, Rosa Barbosa, a banda agradeceu o trabalho de Botelho em benefício do Corpo Musical, que recebeu auxílio do parlamentar para trocar os instrumentos musicais obsoletos. Agora, pleiteiam a reforma do prédio da sede própria.

Policiais vão ministrar aulas de música para crianças e adolescentes de Cuiabá

“O Corpo Musical da PM, por meio da música, aproxima a Polícia Militar da sociedade. Eles já fazem parte da tradição do Estado e foi com muito carinho que recebi as homenagens. É um gesto de agradecimento que os policias fizeram por viabilizarmos recursos para trocar os equipamentos da banda”, disse o deputado.

A sede própria representa para os músicos uma conquista importante. Tanto que, segundo Botelho, no local os policiais também vão ministrar aulas de instrumentos musicais e canto às crianças e adolescentes de Cuiabá. “O trabalho social que vão desempenhar é excelente, por isso, vamos ajudar na reforma do prédio. Assembleia está fazendo a parte dela”, explica o presidente da ALMT.

Reconhecimento

O 1º tenente Marcelo da Silva Lima, comandante do Corpo Musical da PM, agradeceu o empenho. “A Assembleia Legislativa, por intermédio do Botelho sempre foi parceira do Corpo Musical da PM, já nos ajudou com a troca dos instrumentos, pois estávamos há 24 anos, sem nova aquisição, e isso, traz qualidade e retorno social. Agora, ele vai nos ajudar com a parte elétrica. Pois buscamos servir de transformação social para que crianças e adolescentes sejam protegidos”, afirma o comandante.

1º tenente Marcelo: Deputado Botelho sempre foi parceiro do Corpo Musical da PM

Trabalhando em defesa do bairro Jardim Europa, há 24 anos, Rosa Barbosa comemora o apoio de Botelho em benefício das comunidades. “Para nós significa muito ter o Corpo Musical perto, onde vão desenvolver projetos para atender crianças e adolescentes de oito bairros com a parte musical e esportiva. Lá, serão ofertadas aulas de música, futebol e judô”, celebra a presidente do bairro.

Trajetória – A Banda Musical desde 26 de Julho de 2016 passou a ser chamada de Corpo Musical da PMMT.  A lei nº 10.414, declarou o trabalho dos policiais músicos como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial de Mato Grosso.

Hoje, atende diversos cerimônias: formaturas militares, eventos oficiais do Estado, cultos, missas, festas religiosas, esportivos, inaugurações, aniversários de municípios, desfiles cívicos, ações sociais, entre outros.