INCENTIVO
Programa de Aquisição de Alimentos conta com apoio de Botelho
Empaer, Seaf, representantes de Botelho e pequenos produtores rurais da baixada cuiabana alinham como vai funcionar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA)
Lideranças das Associações dos Produtores Rurais da baixada cuiabana discutiram, neste mês, com a equipe técnica da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistências e Extensão Rural (Empaer), Secretaria de Estado e Agricultura Familiar (Seaf) e representantes do deputado estadual Eduardo Botelho (União Brasil/MT), de que forma vai funcionar a execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) no Estado.
O PPA, integra o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan), que tem como objetivo incentivar a agricultura familiar e promover o acesso à alimentação. Para o alcance desses dois objetivos, o programa compra alimentos produzidos por intermédio das Associações de Agricultores Familiares com dispensa de licitação e com valores compatíveis aos do mercado. De forma simultânea, esses alimentos serão destinados às pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. Outra parte, será doada para as escolas públicas.
A diretora de Assistência Técnica da Empaer, Denise Ávila Guterres, ressalta a importância da reunião, que tem um único foco: o fortalecimento da agricultura familiar. “A partir de agora, vamos fazer atendimentos especializados para as associações, dando reforço financeiro ao processo produtivo”.
Por outro lado, o secretário adjunto de Administração Sistêmica na Secretaria Estadual de Agricultura Familiar (Seaf), Luluca Ribeiro, destaca a necessidade de que todos os parceiros estejam alinhados com o programa para que resultados positivos apareçam. Nesse sentido, o trabalho de articulação de Botelho para o setor da produção rural foi elogiado. “O deputado é um aliado importante dessas ações, ele briga pela Seaf, por recursos e orçamentos”, diz Ribeiro.
A estratégia de levar informação sobre o assunto ao alcance dos produtores deu certo. “Nós tiramos todas as nossas dúvidas e vimos os benefícios. Por isso, foi muito importante essa reunião”, frisou a presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais do Assentamento Marcolana, distrito de Aguaçu, em Cuiabá.
Para a presidente da Associação dos Agricultores Familiares da comunidade São Gerônimo, distrito Coxipó do Ouro, Rosineide Belarmino, o apoio do parlamentar “na logística, no reconhecimento nas comunidades cumpre uma função essencial. “Nós fomos beneficiados com uma caminhonete, que vem trazendo uma facilidade muito grande, só temos que agradecer”.
Conforme o presidente da Central das Associações Rurais de Cuiabá, Thiago Pedroso, o fortalecimento da categoria ocorre por meio de ações como a do PPA, que foca na aquisição de produtos hortifrutigranjeiros dos pequenos produtores e auxilia na geração de emprego e renda.