LUTO NA ALMT
Deputados lamentam morte do ex-parlamentar Pedro Satélite
O velório iniciou às 9h, no foyer Teatro Zulmira Canavarros da Assembleia. O sepultamento marcado às 17h, no cemitério Parque Bom Jesus de Cuiabá
Faleceu às 23h desta quinta-feira (4), o ex-deputado estadual Pedro Inácio Wiegert, conhecido como Pedro Satélite, aos 68 anos. Há dois anos e meio o ex-parlamentar tratava de um câncer no pâncreas, e desde dezembro, estava internado no hospital São Mateus em Cuiabá. Mas veio a óbito na quinta. O velório será realizado hoje (5), no foyer do Teatro Zulmira Canavarros, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), a partir das 9h, com sepultamento marcado às 17h, no cemitério Parque Bom Jesus de Cuiabá.
Pedro Satélite nasceu em Dionísio Cerqueira (SC), pai de quatro filhos e chegou em Mato Grosso, em 1978. No Estado expandiu os negócios como empresário do ramo de transporte de passageiros.
A empresa Transportes Satélite, da qual era sócio, foi uma das primeiras a atuar no norte do Estado, realizando o transporte de migrantes do Sul do país.
Foi daí, que veio o sobrenome Satélite. O deputado iniciou a vida pública, em 1986, em Guarantã do Norte, onde foi vice-prefeito e prefeito. Em 1990 disputou pela primeira vez uma cadeira na ALMT, alcançando a primeira suplência, vindo a exercer o mandato pelo período de três meses.
Em 1994 foi eleito deputado estadual, reelegendo-se em 1998 e 2002. Nas eleições de 2006, Pedro Satélite obteve 19.452 votos e ficou na primeira suplência vindo a assumir o mandato por alguns meses. E na eleição de 2010, ficou novamente na primeira suplência, mas, em 2013, assumiu como titular. E nas últimas eleições, em 2014, o parlamentar, candidato pelo Partido Social Democrático (PSD), foi reeleito com 20.120 votos.
O término da pavimentação e duplicação da BR-163 foi uma das bandeiras de luta do deputado, devido à importância da rodovia em termos econômicos e sociais para Mato Grosso e Pará.
Ele também lutava por regularização fundiária e agricultura familiar. Um dos marcos da história política foi a intermediação junto ao Governo do Estado para que o Sistema de Abastecimento de Energia da região norte de Mato Grosso fosse integrado ao Sistema Eletrobrás, o que possibilitou a implantação de inúmeras indústrias e agroindústrias que alavancam o desenvolvimento dessa região mato-grossense.
O deputado ainda conseguiu, como representante do norte do Estado na Assembleia Legislativa, a interiorização do sistema de saúde por meio da criação e implantação de hospitais regionais, sempre defendida com veemência pelo parlamentar.
A notícia do falecimento foi recebida com tristeza pelos deputados da ALMT e dirigente da Casa de Leis. “Pedro Satélite foi um político de oito mandatos na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Um parlamentar que teve contribuição importante para o desenvolvimento do Estado, em especial no setor de exportação. Por isso, marca a história. Como guerreiro tentou vencer o câncer de pâncreas, mas infelizmente não resistiu. Nossos sinceros sentimentos para toda família e amigos”, solidariza o presidente da ALMT, deputado Eduardo Botelho.