ESPORTE E TRADIÇÃO

Botelho prestigia final do Campeonato dos Feirantes e reforça apoio à categoria

Competição chegou à 19ª edição e reuniu trabalhadores da Feira do Porto em três meses de esporte, integração e confraternização

O deputado estadual Eduardo Botelho prestigiou, nesta segunda-feira (24), a final do 19º Campeonato dos Feirantes do Mercado do Porto, realizada no Campo do Bode, em Cuiabá. Tradicional no calendário esportivo da capital, a competição reuniu trabalhadores da Feira do Porto e suas famílias em um momento de esporte, integração e confraternização, às vésperas do Dia dos Feirantes, celebrado nesta terça-feira (25).

Com 10 equipes na disputa, o campeonato foi realizado ao longo de 15 segundas-feiras consecutivas, justamente no dia de folga dos feirantes, que mantêm uma rotina de trabalho de terça-feira a domingo. A competição contou com apoio de emenda parlamentar destinada por Botelho, contribuindo para a realização do torneio e para a premiação de R$ 15 mil, distribuída entre os três primeiros colocados.

Na grande final, as equipes Raça Pura e Azulão da Colina disputaram o título. O Azulão da Colina levou a melhor e conquistou o título de campeão da 19ª edição do Campeonato dos Feirantes do Mercado do Porto.

Para Botelho, o campeonato representa muito mais do que uma disputa esportiva. É uma forma de reconhecer e valorizar trabalhadores que fazem parte da história de Cuiabá e que contribuem diariamente para levar alimentos à mesa da população.

“Esse campeonato é muito mais do que uma competição esportiva. É um momento de integração, de reunir famílias, de valorizar quem trabalha diariamente nas feiras e de incentivar o futebol amador. Tenho muito orgulho de apoiar iniciativas como essa, que fortalecem a comunidade”, afirmou o deputado.

Claro. Eu deixaria esse trecho mais organizado, evitando a repetição de “parlamentar” e conectando melhor as ações de infraestrutura com a valorização da categoria e a preservação histórica do Mercado do Porto.

A relação de Botelho com os feirantes é antiga. Antes mesmo de assumir o mandato de deputado estadual, o parlamentar já apoiava a categoria e, ao longo dos anos, destinou recursos para melhorar a estrutura e as condições de trabalho no Mercado do Porto.

Em 2018, Botelho destinou R$ 41.964,00 para a revitalização do sistema de climatização do mercado. Por meio de outras emendas parlamentares, também viabilizou melhorias no espaço destinado à limpeza de peixes, contribuindo para tornar as instalações mais adequadas às atividades desenvolvidas pelos trabalhadores.

“Valorizar o feirante significa dar uma atenção maior para a agricultura familiar, pois os produtos que eles comercializam são provenientes desse setor”, afirmou Botelho.

O compromisso do parlamentar também se estende à preservação da história e da identidade do Mercado do Porto. Botelho é autor da Lei nº 11.511/2021, que declara o Mercado do Porto como Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural Imaterial de Mato Grosso, reconhecendo a importância do espaço para a cultura, a economia e a tradição cuiabana.

Botelho também atuou pela valorização do antigo Campo do Bode, espaço tradicionalmente ligado à comunidade e às atividades esportivas dos feirantes.

Além das ações voltadas diretamente aos feirantes, o parlamentar também tem defendido políticas de fortalecimento da agricultura familiar em Mato Grosso. Entre as iniciativas está a Lei nº 11.210/2020, de sua autoria, que autoriza o Estado a adquirir produtos da agricultura familiar para inclusão na cesta básica, ampliando o mercado para os pequenos produtores e contribuindo para a geração de renda no campo.

Para Botelho, apoiar os trabalhadores das feiras significa reconhecer toda uma cadeia produtiva que começa no campo e chega à mesa das famílias. Por isso, o parlamentar defende políticas que garantam melhores condições de produção, comercialização e geração de renda para pequenos produtores, agricultores familiares e feirantes.

A final encerrou mais uma edição de uma competição que já se consolidou como tradição entre os trabalhadores da Feira do Porto. Além de promover o esporte e o lazer, o campeonato proporciona um momento de convivência entre os feirantes, familiares e amigos, fortalecendo os laços da comunidade.

“É uma alegria muito grande ver essa competição se transformar em tradição. O feirante trabalha duro, acorda cedo, enfrenta sol, chuva e uma rotina pesada. Ter esse momento de lazer, de esporte e de convivência com a família e os amigos é muito importante”, destacou Botelho.